Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento tem o objetivo de instigar e incentivar os museus de oferecerem ao público uma programação diferenciada voltada para o tema, que neste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
O Museu do Imigrante elaborou diversas atividades para o público acompanhar.
Confira a programação
Exposição “Ateliê IV- Faria Lemos: olhares sobre a paisagem e arquitetura” – trata-se de uma mostra elaborada com a parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Caxias do Sul, campus Bento Gonçalves, onde os estudantes apresentarão os resultados da pesquisa realizada para a disciplina de Ateliê IV, sob orientação da Professora Margit Arnold Fensterseifer e Professor Matheus Gomes Chemello.
No decorrer da disciplina os estudantes realizaram uma imersão no distrito de Faria Lemos – Sede e Vale Aurora e construíram leituras sobre as paisagens e edificações históricas, realizaram análises acerca dos símbolos, padrões arquitetônicos e suas complementações.
Local: Museu do Imigrante
Período de visitação: De 15 de setembro a 11 de outubro.
Oficina Didática Museal e Percursos Táteis
A oficina Didática Museal e Percursos Táteis será ministrada pela Professora Dra. Cristine Tedesco visando discutir acessibilidade por meio de percursos táteis, bem como democratizar o conteúdo que teve acesso na instituição italiana Artedata, de Florença, em 2022. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas através desse link:
https://forms.gle/MjDAzf55AuJ7LHeRA
Datas da oficina: 19, 21 e 23 de setembro de 2022.
Horário: das 18h às 21h.
Local: Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.
Roteiro Virtual Cultural – Faria Lemos
O roteiro virtual se configura como uma ferramenta de comunicação sobre os patrimônios históricos e culturais de Bento Gonçalves. Trata-se de um convite a um passeio virtual pelos roteiros memoriais da cidade, e nessa 16ª Primavera de Museus, será lançado um roteiro dedicado ao Distrito de Faria Lemos com o intuito de mostrar as riquezas e diversidades arquitetônicas e paisagísticas do local.
O roteiro inicia na Comunidade da Paulina e segue pela RS 431 até a Sede de Faria Lemos. Ao longo do caminho, são mostradas edificações características da imigração italiana, construídas por famílias oriundas de Treviso, como Simon, Dal Pizzol, Tesser e Rotava. Também é possível apreciar as paisagens dos vinhedos ao longo da estrada e as vistas do Vale Aurora e Vale do Rio das Antas no mirante do Campanário.
O link será disponibilizado no dia 23 de setembro nas redes sociais do Museu do Imigrante.
Material pedagógico: Outras histórias, outros protagonismos
Para encerrar a lista de atividades, a equipe do Museu do Imigrante organizará um material online contendo dicas de atividades a partir dos acervos e exposições da instituição. Além disso, serão apontadas possibilidades de uso dos espaços do Museu, bem como a ida do Museu até diferentes locais da cidade, a partir, da execução de ações extra muros.
O material online será lançado dia 25 de setembro nas redes sociais da instituição.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves