Por muitos anos a música e a voz de Teixeirinha chegaram aos recantos mais longínquos do Brasil, através das ondas do rádio, com a realização do festival sua obra cinematográfica está circulando por todo o Rio Grande do Sul. A proposta é apresentar filmes, estrelados entre 1967 e 1981, que mostram a trajetória vitoriosa, contam com produção, atuação e roteiro deste que foi um dos primeiros artistas pop do país. Desde a década de sessenta esses filmes foram vistos por mais de dez milhões de pessoas e em todo Brasil. Teixeirinha vendeu mais de cento e noventa milhões de discos.
O secretário de Cultura, Evandro Soares comentou sobre o festival de filmes.
“Será incrível estarmos propiciando a oportunidade da comunidade conhecer e se divertir com os filmes do Teixeirinha. Essa é mais uma parte da programação dos nossos festejos farroupilhas. Vai ser sensacional”.
O Festival Teixeirinha faz parte da programação dos Festejos Farroupilhas, que é realizado pela Associação bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves. O patrocínio é de CORSAN – Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O projeto
A abertura do projeto aconteceu dia 26 de maio em Rolante, local de nascimento de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. O Festival já passou também por Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Dois Irmãos, Vacaria, Gravataí, Canoas, Ijuí e segue até dezembro, com previsão de apresentação em cerca de cento e cinquenta municípios, mais de mil e duzentas sessões para um público de 200 mil pessoas, em espaço aberto, em Centros Culturais, Ginásios, Teatros do Sesc e Comunidades Agrícolas. Conta com a parceria dos municípios, do Sesc nas projeções e nos espaços públicos e com apoio especial do Grupo RBS na comunicação do evento. O projeto é realizado pela filha Nancy Margareth Teixeira, representante da Teixeirinha Produções Artísticas, Carlos Eugênio Peralta da Guarujá Filmes e Fato Comunicação Integrada.
Conforme Carlos Peralta o evento é gratuito, um projeto social, que tem objetivo de promover a cultura popular e aproximar o público do artista, por isso não será cobrado ingresso. A filha Nancy Margareth Teixeira diz que “O Festival é um grande movimento em prol da cultura, vai fazer os corações do Rio Grande e do Brasil baterem mais forte. Estes filmes há mais de quarenta anos não eram exibidos de maneira pública. Será uma experiência inesquecível de emoção e encantamento para os espectadores e fãs do meu pai. Ele cantava para grandes multidões e tinha o prazer de ir onde o público estava. Era idolatrado por milhões de brasileiros de sul a norte e em toda a América de língua espanhola”.
Programação do Festival de Filmes Teixeirinha
08-09
9h- Teixeirinha a 7 Provas- 114 min
14h- Trpeiro Velho- 105 min
19h30 min- Tropeiro Velho- 105 min
09-09- Sexta-feira
09 horas- Carmem, a Cigana- 95 min
14 horas- Gaúcho de Passo Fundo- 112 min
Local: Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes
Rua Herny Hugo Dreher, 127- Planalto/ Bento Gonçalves
Realização do festival: Teixeirinha Produções Artísticas, Guarujá Filmes e Fato Comunicação Integrada
Apoio: Grupo RBS, Sistema Fecomércio RS/Sesc, Secretaria de Cultura e Fundação Casa das Artes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura/informações SESC
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família