Primeira capacitação do projeto do CIC-BG começou segunda-feira. Outra turma terá início nesta quinta
O plano do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) para reverter a falta de mão de obra especializada nas empresas, uma realidade para mais de 85% das organizações do município, começou nesta segunda-feira (29), com o início da fase prática do projeto Qualifica Bento.
O primeiro dos 10 cursos previstos pelo programa, desenvolvido em parceria entre o CIC-BG e o Senai, reúne 16 trabalhadores para formação em Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP). Voltadas ao aperfeiçoamento profissional, uma das frentes de atuação da iniciativa, as aulas seguirão até o dia 10 de outubro, com três encontros semanais, sempre às segundas, terças e quartas-feiras à noite, custeadas pelas empresas parceiras do Qualifica Bento. E elas já estão, também, financiando um segundo curso. Em setembro, estão previstas para começar as lições de Tecnologias e Processos de Usinagem Convencional, voltadas para outro dos focos do projeto, o da iniciação profissional.
A presidente do CIC-BG, Marijane Paese, acompanhou os primeiros momentos da aula inaugural do Qualifica Bento e compartilhou com os alunos, além da satisfação em dar início a um dos mais importantes projetos da entidade, sua vivência profissional em PPCP. “Um de meus primeiros trabalhos, na Aurora, foi nessa área, então, eu aprendi muito do funcionamento de uma empresa. Espero que seja um período de muito aprendizado e oportunidades para todos vocês”, destacou Marijane.
Esse era, também, o desejo de Micheli Titon. Atuando há oito anos na área dentro da Bertolini, ela disse que ainda tem conteúdo a ser aprendido. “Quero levar mais melhorias para a empresa e crescer profissionalmente”, disse. A coordenadora de expedição da FVA Indústria de Válvulas, Francisca Foresti, encontrou a oportunidade de cursar a qualificação que desejava desde o ano passado. “O curso de PPCP era o que eu queria fazer para auxiliar ainda mais a empresa no planejamento e organização e para buscar mais formas de me desenvolver profissionalmente”, contou. Um dos únicos dois homens a integrar a turma, Isaque Rodrigues de Oliveira também planeja um horizonte de crescimento. “O curso é uma oportunidade de implantar melhorias no trabalho e de aumentar o leque de oportunidades”, comentou ele, que atua nos setores de qualidade e PPCP da De Toni Componentes.
O professor do curso, o instrutor de aprendizagem industrial Leonardo Rosseto, reforça que o planejamento é fundamental nas indústrias de transformação e, assim, o PPCP age de forma estratégica para os negócios. “O curso proporciona uma visão sistêmica de toda a cadeia de valor, desde o recebimento da matéria-prima, sua transformação, estoques, sequenciamento e interfaces produtivas, como administração de máquinas gargalos, dimensionamento de Kanban’s, emissão de ordens de produção alocando recursos para sua execução, entre outros. O profissional sairá com bagagem para tomada de decisão nas indústrias, considerando as restrições vigentes”, comentou.
Para ele, a confecção de planos de ensino voltadas às principais necessidades das empresas, como os pensados pelo projeto Qualifica Bento através do CIC-BG e do Senai, despertam o olhar de resultados rápido para o mercado. “Com isso, há aumento da performance das organizações, tornando a região da Serra mais competitiva, além de formar profissionais com experiência prática para tomada de decisão”, avaliou.
O Qualifica Bento começou a ser desenvolvido em 2021, com uma pesquisa aplicada a mais de 200 indústrias a fim de identificar seus principais gargalos em mão de obra. Para combater o problema, 10 cursos foram estrategicamente montados para focar nas principais demandas das empresas, metade destinado à qualificação e outra metade à iniciação profissional. As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários através do Qualifica Bento podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou pelo portal www.qualificabento.com.br.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Tiago Garziera
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21