Bento Gonçalves tem se tornado referência estadual pelo investimento nas agroindústrias familiares. Atualmente o município conta com 42 empresas do setor que nos últimos anos têm se desenvolvido cada vez mais. Com esse viés, nesta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) recebeu a visita de comitivas de sete Estados da região Nordeste do Brasil.
São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que vieram buscar conhecimento acerca das agroindústrias locais, com o intuito de empreender em seus Estados e municípios. Um dos objetivos das lideranças foi conhecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM), e desta forma estudar a aplicação de estratégias similares em seus Estados.
Na parte da manhã o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura, Cristiano Selbach, esteve acompanhando o grupo na Queijaria Valbrenta e na agroindústria de Ovos Polônia.
À tarde o grupo se reuniu na Casa das Artes para acompanhar uma palestra sobre sistema de inspeção. A atividade contou com a presença do Prefeito Diogo Siqueira, e do secretário de Agricultura Volnei Christófoli. A última atividade do dia foi marcada por uma visita à Vinícola Aurora. A Secretaria da Saúde do município esteve presente na atividade através da Vigilância Sanitária.
Selbach comentou sobre a visita do grupo ao município.
“Bento é um município expoente do setor de agroindústrias e setor de origem animal, e nesse tempo já recebemos comitivas de diversas regiões. E posso dizer que foi muito interessante termos recebido gestores estaduais. Esse é o reconhecimento do trabalho, do porquê aqui dá certo. Eles ficaram impressionados com o nosso investimento e incentivo a agroindústria familiar, e isso nos deixa ainda mais animados com o que estamos fazendo”.
O secretário de Estado da Agroindústria Familiar e Desenvolvimento Sustentável (SEAFDS) do Semiárido da Paraíba, Bivar Duda, se diz impressionado com o que viu nas agroindústrias.
“Notamos que as agroindústrias familiares são bem fortes aqui. Está sendo bem interessantes ouvir gestores e visitar algumas agroindústrias familiares, entendendo um pouco sobre como é aplicado aqui e levar um pouco da experiência para o nosso estado para quem sabe no futuro aplicarmos lá também”.
O secretário-Técnico da Câmara Temática da Agricultura familiar do Consórcio Nordeste, Reginaldo Alves, também destacou sobre a visita ao município.
“Estamos achando muito bom, porque o nosso papel quanto missão da câmara temática da agricultura familiar do consórcio nordeste é entender um pouco sobre a realidade aqui do município nesse aspecto das agroindústrias. Viemos fazer um intercâmbio para podermos aplicar da melhor forma na Paraíba”.
A secretária de Agricultura de Alagoas, Aline Melo da Silva, não escondeu o entusiasmo em conhecer um pouco da realidade das agroindústrias de Bento.
“Estou encantada com o que estamos vendo, o quanto a agricultura familiar é forte. Quem sabe a gente possa aplicar lá o que a gente vê aqui”.
Para o Prefeito Diogo Siqueira “é uma alegria ver que o trabalho de incentivo as nossas agroinustrias está sendo referência no Brasil, e isso tem sido cada vez mais notório com as visitas que temos recebido de diversas comitivas buscando entender um pouco do que está sendo feito em Bento”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves