Projeto do CIC-BG reunirá cerca de 20 alunos para formação em PPCP no Senai
O desafio de sanar o gargalo da falta de mão de obra qualificada ao qual se propôs o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) tem seu marco inicial nesta segunda-feira, 29 de agosto, quando iniciam as aulas do primeiro curso de aperfeiçoamento profissional do Qualifica Bento.
Depois da pesquisa que identificou os gargalos de mão de obra nas indústrias locais, ainda em 2021, e da definição dos cursos para suprir tais carências, além das inscrições aos interessados em cursá-los, realizadas neste ano, o projeto avança para uma nova fase com o início de seu primeiro curso de aperfeiçoamento profissional.
No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cerca de 20 pessoas começam as aulas de Planejamento, Programação e Controle de Produção, mais conhecido pela sigla PPCP. “Nos empenhamos muito para que esse momento chegasse. Esse é um projeto sólido, realizado através de parcerias e de esforços de várias entidades, e constituído de diversas etapas. Estamos, além de felizes, mais esperançosos em iniciar um processo de reversão desse atual cenário de falta de mão de obra qualificada, um quadro crítico que acomete mais de 85% de nossas empresas”, disse a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
Ao longo de 16 dias, os trabalhadores receberão uma formação de 64 horas de curso, com três encontros semanais. As aulas serão ministradas segundas, terças e quartas-feiras, sempre das 18h30min às 22h30min, até o dia 10 de outubro, quando se encerra a qualificação. O profissional capacitado na área traz inúmeros benefícios às empresas. O PPCP, ou apenas PCP, ajuda no cronograma de produção da fábrica, no monitoramento da produção, na otimização dos recursos humanos e de infraestrutura, na organização da matéria-prima, na redução de desperdícios, entre outras situações.
O Qualifica Bento permite que as empresas protagonizem a capacitação de seus colaboradores, custeando os cursos de qualificação em áreas específicas de formação. “O projeto surge como solução assertiva para sanar a falta de mão de obra capacitada, uma vez que faz a conexão entre os profissionais que querem trabalhar e as empresas que precisam contratar – com o diferencial de facilitar a qualificação necessária para suprir vagas específicas, em aberto justamente por falta de pessoal apto a exercê-las”, explicam a primeira vice-presidente do CIC-BG para Assuntos da Indústria, Gladis Stringhini, e o 2º Vice-presidente do CIC-BG para Assuntos da Indústria, Francisco Bertolini.
Inicialmente, o projeto contempla os setores industriais, mas tem intenção de beneficiar, também, empresas ligadas ao comércio e aos serviços no futuro. As empresas interessadas em investir na qualificação de seus funcionários podem contatar o CIC-BG pelo telefone 2105-1999 ou através do site www.qualificabento.com.br. As organizações associadas à entidade têm descontos para a adesão ao programa.
O portal também traz informações a respeito dos 10 cursos previstos para serem realizados, sendo cinco no campo de iniciação profissional, bem como do conteúdo programático de cada um deles. Além do Senai, o Qualifica Bento conta com parceria da prefeitura, do Simmme, do Sine, da Movergs, da Ascon, do Sindmóveis e do Simplavi.
Fonte: Exata Comunicação
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21