O painel Agas Mulher apresentou experiências de mulheres empreendedoras, ontem na Expoagas
Na tarde de quarta-feira (24), um grupo de lideranças femininas se reuniu para conversar sobre empreendedorismo e compartilhar experiências no Agas Mulher, evento que integrou a programação da 39ª Expoagas. As convidadas foram a influenciadora digital, Cláudia Bartelle; a diretora do Supermago, Patrícia Machado; a diretora financeira do Supermercado Apolo, Margot Dreher; a diretora executiva do Supermercado Gauchão, Agnes dos Passos; e a diretora de marketing do Supermercado Lanz, Priscila Reinheimer. O momento contou com a mediação da jornalista e apresentadora, Alice Bastos Neves.
Claudia Bartelle abriu a conversa e contou a sua experiência com o câncer de mama, diagnosticado em 2021. Segundo a influenciadora, a doença a fez ver a vida com outros olhos e contou os motivos de compartilhar todo o seu tratamento nas redes sociais. “Às vezes, é melhor compartilhar do que omitir. Assim, pude sentir o carinho e o apoio, além de poder contribuir com quem também estava passando pela mesma situação”, disse. Claudia também contou sobre o bazar beneficente que realiza anualmente em prol da Casa de Apoio Madre Ana, instituição que acolhe pacientes com câncer e que estão no aguardo de transplantes de todo o país, e que arrecadou R$ 750 mil. “O bazar me abriu os olhos para o que eu realmente preciso fazer. A régua muda depois de uma experiência como o câncer”, afirmou, revelando o lançamento de um livro em outubro, fruto do diário que escreveu enquanto lutava contra a doença, e que terá suas vendas 100% revertidas à instituições que ajudam pessoas com câncer.
Em seguida, Patrícia Machado compartilhou a sua trajetória pelo setor mercadista até chegar ao cargo de diretora do Supermago. “Acompanhava meus pais, ainda criança, quando eles abriram o próprio negócio. Fazia a reposição de produtos, atendia no caixa, ajudava no que era necessário. Já são 24 anos no setor”, contou. Formada em Administração, revelou que em uma viagem ao exterior para estudar, acabou se apaixonando de vez pela gestão e seguiu nos negócios da família. Segundo a executiva, para que as mulheres tenham voz e autoridade em um setor que é dominado por homens, é importante ter uma comunicação clara. “A questão comportamental é muito importante para a mulher no ambiente em que trabalhamos. Temos um limite comportamental nas relações nesse mercado”, afirmou, completando: “Por que estamos competindo entre nós? O empoderamento feminino está no fortalecimento uma das outras, no apoio entre as mulheres”.
Há cinco anos trabalhando em supermercado, a diretora de marketing do Supermercado Lanz, Priscila Reinheimer, afirmou que precisou virar a chave para poder se adaptar ao modo de trabalho do setor. “Eu vinha de uma carreira da indústria, na qual tudo é muito focado em processos. Quando entrei no setor de supermercado, tive inúmeras dificuldades”, disse, contando que o esposo sugeriu para que ela fizesse o curso de gestão em supermercado, para aprender a trabalhar no meio. “Supermercado é ação, e indústria é processo. Aprendi que temos que conhecer as pessoas. Supermercado não é vender arroz, feijão e açúcar. Supermercado é gerir pessoas”, contou.
Há 29 anos no setor supermercadista, a diretora executiva do Gaúchão Supermercado, Agnes dos Passos, tem uma trajetória muito semelhante com a de Patrícia Machado. Também estudou fora, vem de uma família que abriu o próprio negócio e sempre trabalhou junto com os pais. Formada em Psicologia, assumiu como diretora executiva quando o pai faleceu. Para ela, a confiança nas pessoas é essencial. “Treine os seus colaboradores, confie neles. Deixe o ambiente leve, corrija no privado e elogie no público. Tenha sensibilidade”, disse Agnes. Além disso, a executiva afirmou a importância de dar oportunidade para as mulheres que integram os times e ainda deixou os três P’s do sucesso. “Pessoas bem treinadas, processos estruturados e paixão pelo que se faz”.
A diretora financeira do Supermercado Apolo, Margot Dreher, também contou a sua trajetória, que iniciou ainda na vinícola do pai, em Bento Gonçalves, quando era a responsável pelo fluxo de caixa. Após, trabalhou no Banco do Brasil durante 26 anos, quando se aposentou e decidiu fazer faculdade de Design de Interiores. “Nessa época, eu comecei a trabalhar no supermercado do meu esposo. Com o passar do tempo, fui me envolvendo ainda mais no negócio. Acabei desistindo da faculdade e me focando no supermercado”, contou, revelando que a inserção do planejamento na empresa está entre suas contribuições quando começou no Supermercado Apolo. Ainda para Margot, o desafio está na contratação de pessoas. “Contratar um jovem e fazer com que ele goste de trabalhar é um grande desafio, assim como a comunicação entre os setores”, revelou.
Ao final do painel, a AGAS realizou a doação de 10 mil litros de água sanitária para a instituição Casa de Apoio Madre Ana, entregue à Claudia Bartelle.
Fonte: Assessoria de Imprensa Expoagas / Enfato Multicomunicação
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