Sete candidatos a vice-governador participam de um debate e falam sobre suas visões sobre cada um dos temas de interesse público
O Tá na Mesa da FEDERASUL reuniu nesta quarta-feira (24) sete candidatos a vice-governador do Estado nas próximas eleições. Esse foi o terceiro evento realizado pela entidade neste ano eleitoral. Antes disso ocorreram dois painéis com os candidatos ao governo do Estado e ao Senado Federal.
Desta vez a FEDERASUL optou por realizar um debate em que os candidatos responderam questões sobre temas eleitos pela entidade como infraestrutura, inovação, educação pública, segurança pública, saúde, equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico. Após sorteio do tema, o candidato, também sorteado, escolheu para quem fazer a pergunta. O candidato que respondeu foi o próximo a fazer a pergunta para outro candidato, com novo tema sorteado, e assim sucessivamente. Na abertura, os candidatos se apresentaram ao público e ao final tiveram tempo para deixar uma mensagem de encerramento.
O Tá na Mesa foi presidido pelo vice-presidente de Integração da FEDERASUL que estava como presidente em exercício, Rodrigo de Sousa Costa. Ele ressaltou, ao saudar os candidatos, a importância do cargo de vice lembrando que historicamente, os vice têm assumido um papel cada vez mais relevante no governo e até assumido o Executivo. Disse que é relevante para a entidade saber como pensam e como agem não apenas pelas afinidades entre o governador e o vice, mas também pela capacidade de administrar as divergências. “São as divergências alicerçadas na boa fé, nas boas intenções que permitem as melhores soluções”, concluiu.
Veja a seguir as principais declarações de cada candidato por ordem de sorteio dos temas.
Gabriel de Souza (Eduardo Leite) – Tema sorteado: infraestrutura:
Disse que os dois últimos governos, da qual fez parte, trabalharam para colocar as finanças do Estado nos eixos, o que é essencial para fazer os investimentos que o Estado precisa. Acredita que o equilíbrio fiscal permitirá que o próximo governo realize mais investimentos graças ao esforço feito nos últimos oito anos. Sobre infraestrutura, referiu que foram investidos nos últimos anos R$ 2 bilhões em rodovias e que foram feitos importantes investimentos no Porto de Rio Grande. Acredita que somente através do equilíbrio financeiro é possível proporcionar melhores condições de vida para a população.
Josi Paz (Vicente Bogo) – Tema sorteado: inovação
Afirmou que desenvolvimento econômico do Estado começa pela educação e que esse será um importante foco de atuação de sua gestão. Ao responder sobre inovação, destacou a importância de qualificar escolas técnicas que preparem jovens para o mercado de trabalho, evitando ainda a evasão escolar. Defendeu a agricultura familiar e disse que Estado tem que ser atrativo para atrair novas empresas.
Professora Regina (Vieira da Cunha) – Rema sorteado: educação
Quer trazer dignidade para os professores das escolas públicas que na sua avaliação estão sucateadas. Disse que sua coligação tem propostas para promover o desenvolvimento do Estado. Acredita que para alcançar a qualificação profissional é necessário investir em educação através da qualidade na gestão, no planejamento e com os investimentos necessários. Defende a valorização de professores e servidores públicos. Garantiu que sua coligação é contra a privatização de estatais.
Tanise Sabino (Luis Carlos Heinze) – Tema sorteado: segurança pública
Acredita que o próximo governo enfrentará grande desafio para tornar Estado mais forte e trazer esperança para quem quer empreender. Disse que segurança pública também será prioridade em seu governo. Acredita que a falta de segurança também traz problemas de saúde. Disse que pretende aumentar efetivo da Brigada Militar, promover o retorno dos policiais para sua função de origem e investir em tecnologia e mão de obra qualificada.
Claudia Jardim (Onyx Lorenzoni) – Tema sorteado: saúde
Disse que pretende trazer para o Estado as transformações que estão sendo implantadas pelo Governo Federal. Se comprometeu a trabalhar em defesa das pessoas e para que o Estado volte a pulsar e ter qualidade de vida. Defendeu investimentos em saúde, educação e assistência social e a busca da inovação através da valorização das vocações regionais. Sobre as questões de saúde pública assegurou que o atendimento à saúde mental será priorizado, assim como os atendimentos de consultas serão agilizados.
Rafael Dresch (Ricardo Jobim) –Tema sorteado: equilíbrio fiscal
Disse que o Rio Grande do Sul precisa de uma nova forma de governar que rompa com décadas de estagnação. Que a proposta de seu partido é promover a redução do Estado, o que considera um grande desafio, embora necessário para solucionar os problemas. Acredita que somente através do equilíbrio financeiro o Estado terá condições de realizar os investimentos necessários para melhorar a vida dos gaúchos. Defendeu ainda a desburocratização e a simplificação para atrair novas empresas e investimentos para o Estado. Defendeu a redução do número de secretarias de Estado.
Pedro Ruas (Edegar Pretto) – Tema sorteado: desenvolvimento econômico
Disse que sua coligação vai trabalhar para promover mudanças absolutamente necessárias ao enfrentamento das questões de saúde e fome da população de baixa renda. Que fará mudanças no Estado para combater tudo que impede o desenvolvimento do povo gaúcho. Acredita que o Estado retomará seu projeto de desenvolvimento econômico se acabar com isenções fiscais e a sonegação de impostos.
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária