No repertório, foram mescladas composições clássicas e populares, do rock à música brasileira. A pequena Sofia de Oliveira da Silveira, 11 anos, aluna do 6º ano da escola, não escondeu o entusiasmo por poder ver uma apresentação repleta de clássicos. “Acho bem legal eles terem vindo fazer essa apresentação. É muito legal essa integração com a gente. Espero ter a chance de vê-los outras vezes e aprender cada vez mais sobre música clássica”.
A Vice-diretora Cristiane Ferrari Risi destacou que “é um momento fantástico de integração, ainda mais porque eles têm aula de musicalidade desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, então é mais um importante momento para enriquecer os conhecimentos sobre música, de forma geral”.
O percussionista Alisson Seben comentou sobre a apresentação para os alunos da EMTI São Roque. “No nosso processo de formação temos como base levar música de concerto para as crianças, e incentivar o estudo da música clássica e também de terem a oportunidade de conhecerem novos instrumentos e modalidades. Sem dúvidas é um momento especial para nós”.
A secretária de Educação Adriane Zorzi também destacou sobre a importância da apresentação no ambiente escolar. “É muito importante os alunos terem essa oportunidade de assistir à apresentação de uma orquestra. Poucas pessoas têm acesso a esse tipo de música. É sensacional esse trabalho de levar a educação musical para os alunos conferirem na prática”.
O Secretário de cultura Evandro Soares ressalta que “foi um orgulho ter levado a nossa orquestra para dentro da escola. Sem dúvidas foi uma manhã de muito aprendizado através dos acordes de cada canção, além deles terem conhecido um pouco de cada instrumento que compõe uma orquestra”.
O projeto Bento in Concert é uma realização da Fundação Casa das Artes, Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil, com o patrocínio da Cooperativa de Crédito Sicoob Meridional, Ceran – Companhia Energética Rio das Antas e Geremia Redutores. Apoio Universidade de Caxias do Sul (UCS-CARVI).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor