Fronteiras precisam se desenvolver para vencer crimes, diz Cairoli em reunião do Cone Sul

Ministros de países do Cone Sul e representantes de estados brasileiros reuniram-se nesta quarta-feira (16), em Brasília, para debater alternativas de enfrentamento aos crimes praticados nas regiões de fronteira. O encontro, realizado no Palácio do Itamaraty, teve a participação do vice-governador José Paulo Cairoli pelo Rio Grande do Sul e contou com a presença do presidente Michel Temer.

Segundo Cairoli, o foco da reunião foi a busca de propostas para combater a criminalidade nas zonas fronteiriças por onde passam as principais rotas de contrabando de armas e tráfico de drogas. “É fundamental adotarmos medidas para promover o desenvolvimento dessas regiões, assoladas pelo contrabando e pelo tráfico”, afirmou.

O presidente Michel Temer falou na abertura e ressaltou que os dias atuais assistem ao avanço dos crimes transnacionais. Segundo ele, quem pratica esses crimes “não conhece limites, atua sem constrangimento e tira proveito da porosidade das fronteiras nacionais”.

O encontro foi uma iniciativa dos ministros da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes; da Defesa, Raul Jungman; do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen; e das Relações Exteriores, José Serra. Além dos representantes dos estados, foram convidados os ministros responsáveis pelo tema na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Piratini

error: Conteúdo Protegido