O aluno Vitor Araújo Lengovski, do oitavo ano da Escola Municipal Santa Helena, e a professora de português, Claudete Maria Richeti Rigo, viajaram nesta quarta-feira, 16, rumo a Fortaleza, onde participam da etapa regional-nacional da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, que vai até esta sexta-feira, 18.
O texto de Lengovski, intitulado “O tempo e o vinho”, foi escolhido para representar o município na etapa estadual, na Categoria Memórias Literárias, da qual o aluno já é semifinalista. Para a produção dos textos, o tema escolhido na edição deste ano é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, além de contribuir para o desenvolvimento de sua cidadania.
Ao longo de dois meses, a professora responsável pela orientação dos alunos na participação das Olimpíadas, desenvolveu atividades em 16 oficinas, que contemplaram o conhecimento de textos de autores de livros de memórias literárias, a exemplo de Fernando Sabino, Ilka Laurito, Gabriel Garcia Marques e Tatiana Belinky.
Num primeiro momento, os alunos tiveram que fazer entrevistas com idosos de suas famílias ou da comunidade, para transformar os relatos delas em texto literário. Em seguida, produziram o texto final, escrito em primeira pessoa, no gênero memória literária, que concorreu à seleção para a etapa municipal, e foi criado a partir de uma entrevista com o escritor bento-gonçalvense, Remy Valduga.
Nas palavras da professora, de uma história contada, nasceram diversas histórias inventadas. “Em 2010 fomos semifinalistas na modalidade Crônica. Em 2014 fomos finalistas na categoria Memórias Literárias e, agora, quem sabe, finalistas novamente em Memórias”, disse a docente.
As atividades desenvolvidas por Claudete trouxeram um novo olhar sobre a leitura e a escrita para os alunos do oitavo ano. Nos depoimentos dos estudantes é possível notar a gratidão. “Adorei fazer este trabalho, porque aprendi coisas novas e creio que as levarei para o resto da minha vida. Esforcei-me muito lendo, relendo, escrevendo e digitando. Ficava horas assim”, diz a aluna Kellen.
“Ficaram marcadas histórias incríveis de pessoas diferentes, histórias que jamais tinha ouvido. Aprendi muito com as oficinas a montar um texto bom com modos, tempos, metáforas. Aprendi que posso até conhecer lugares fazendo textos. Conhecer pessoas entrevistando-as vendo a alegria em seus olhos contando o passado, a vida delas na infância”, relata a aluna Andrea.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O concurso é desenvolvido em quatro categorias: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra