Prefeitura de Garibaldi emite nota oficial com relação aos episódios de violência registrados no município

A Prefeitura Municipal de Garibaldi emitiu uma nota oficial na tarde de segunda-feira, dia 15, com relação aos recentes casos de homicídios ocorridos no município nos últimos dias, entre eles a execução de um homem dentro da UTI do Hospital Beneficente São Pedro.

Conforme a nota os “episódios de violência ocorridos em Garibaldi nos últimos dias são graves e inaceitáveis”. A nota informa ainda que a prefeitura entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, pedindo a adoção com urgência de medidas que contenham o crescimento dos episódios de violência registrados nas últimas semanas.

Somente neste final de semana foram três episódios violentos no município. Na madrugada de sábado, Rodrigo da Silva, de 26 anos, foi baleado na Rua Antônio Gregoletto, bairro Vale dos Pinheiros. Ele foi localizado ferido em via pública, sendo socorrido pelo SAMU e encaminhado ao hospital São Pedro em estado grave. A vítima passou por cirurgia e foi internada na UTI. Menos de 24 horas depois, um criminoso invadiu o hospital e executou a vítima em frente a equipe médica e demais pacientes.

O outro caso foi do motoboy, Emerson Belinsky de 23 anos, que desapareceu na noite de sábado, após realizar uma tele entrega na Rua Ercílio Flores, bairro três Lagoas. Já na tarde de domingo, o corpo de Belinsky foi localizado por um empresário às margens da Rua Buarque de Macedo, no bairro Borgheto. Somente em 2022 foram 10 mortes violentas registradas em Garibaldi

Confira a nota na íntegra:

Os episódios de violência ocorridos em Garibaldi nos últimos dias são graves e inaceitáveis. Esse é o reflexo de uma realidade que, cada vez mais, tem feito parte do cotidiano de pequenas e médias cidades do Rio Grande do Sul.

Tão logo ocorreram esses casos, a Prefeitura Municipal entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando a urgência na adoção de medidas para apoiar o efetivo local e proteger a nossa população. O prefeito municipal Sérgio Chesini já está marcando reuniões com o delegado Regional de Polícia, Augusto Cavalheiro Neto, e o comandante Regional da Brigada Militar, Márcio Luz. As mesmas devem ocorrer nas próximas horas.

De acordo com a Constituição Federal, a segurança é responsabilidade do Governo do Estado. Porém, a Prefeitura Municipal, tem realizado uma série de ações. Entre outras iniciativas, aumentamos o auxílio-moradia, beneficiando 27 policiais militares e 9 policiais civis; chegamos a 28 pontos de câmeras de cercamento eletrônico; investimos fortemente no reforço da iluminação, com mais de 2 mil lâmpadas de LED; implantamos uma escola cívico-militar; adquirimos, junto com o CONSEPRO e a comunidade, 15 pistolas 9mm; através do Governo do Estado, conquistamos uma viatura HYLUX, semi blindada, para melhorar o patrulhamento urbano; e, na última sexta-feira (12), o Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual de Garibaldi recebeu uma HYLUX, 4X4, semi blindada, com investimento do Governo Estadual. 

Desde janeiro de 2021 até o momento, resultado da nossa permanente mobilização, conseguimos aumentar o número de policiais militares de 13 para 27. Precisamos seguir evoluindo, para garantir o bem-estar e a tranquilidade que são próprios da nossa comunidade.

Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora

error: Conteúdo Protegido