Outro ponto em destaque é que, em cada cidade por onde os cavalarianos passarem serão plantadas mudas de árvores nativas. No dia 7 de setembro ocorrerá uma solenidade de entrega ao prefeito, onde também serão convidadas escolas municipais e demais cidadãos para prestigiarem o momento. A tradição da busca da chama ocorre a aproximadamente 20 anos, com integrantes dos centros tradicionalistas do município realizando a busca da chama.
O tradicionalista José Antônio Franco de Castria comentou sobre a emoção de fazer parte do grupo que trará a chama crioula para o município. “É uma emoção incrível, que sentimos hoje também quando ficamos no local onde ocorreu a geração da chama. Só quem estava presente pode sentir a emoção que foi. A tradição tem que ser cultuada para as gerações saberem o que houve no passado e fazer com que as tradições se perpetuem cada vez mais. Logo estamos voltando para a nossa Bento com a chama junto. Será um grande momento que compartilharemos com todos no final do mês”.
O secretário da Cultura, Evandro Manes Soares destacou sobre a busca da chama crioula. “Estamos muito ansiosos pela chegada de nossos cavalarianos com a chama. São verdadeiros guerreiros e que nos orgulham muito por essa demonstração de amor pela tradição. Certamente a chegada deles será um grande momento de festa para ser compartilhado com toda a comunidade”.
Realização: Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura.
Apoio: 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves
Patrocínio: CORSAN – Evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros