Uma educação de qualidade, alicerçada na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Com este objetivo, a Secretaria de Educação iniciou as formações para implantação da Cultura Maker e do Movimento Maker, ou também do movimento “Faça você mesmo(a)”.
A ação é realizada em parceria com o SESI/RS e teve a primeira atividade no dia 12 de julho, contando com a participação de professores de Ensino Fundamental, Médio e Especial.
Nesta semana ocorreram novas aulas, desta vez com a participação de profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Intitulado “Fablearn e Maker – Tecnologias, Criação e Aprendizado”, a atividade apresentou os conceitos, práticas e vantagens que caracterizam esta cultura.
O curso conta com 20 horas/aula, presenciais e EaD e ocorre na cidade de Farroupilha. As vivências apresentam recursos que qualificam a relação dos estudantes e professores com a tecnologia, desenvolvendo habilidades para o mundo do trabalho.
Ainda para esse ano está prevista a implantação de 04 salas maker completas em escolas municipais e uma sala referência, que servirá como apoio técnico aos professores e alunos do município.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi destaca que “a qualificação dessas profissionais é mais um passo em prol da cultura maker, que se alicerça na construção de saberes a partir de um ambiente ativo e colaborativo. Isso possibilita ao aluno partilhar saberes, testando suas ideias, teorias ou hipóteses, ou seja, eles têm a oportunidade de resolver situações-problemas a partir de investigação, pesquisas e testagem.”
O que é o movimento Maker na educação?
É um movimento onde o estudante aprende a aprender de forma estruturada e planejada, utilizando a pesquisa e chegando à solução de problemas, formulando teorias e construindo pressupostos para trilhar um caminho. A base deste movimento é a experimentação, com a utilização de ferramentas, trabalho coletivo, pensamento lógico e crítico, de forma criativa e empática.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: SMED/Divulgação
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite