Nos dias 25 e 26 de agosto, será realizado na Fundação Casa das Artes, o V Congresso Estadual da AEARV. A retomada do evento anual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos traz como tema “Reconectar é preciso”.
Serão 11 palestras proferidas por arquitetos e urbanistas, engenheiros e designers renomados no mercado. Inscrições e informações no http://www.aearv.com.br/abertas-as-inscricoes-para-o-v-congresso-estadual-da-aearv/
Confira quem são os palestrantes:
Na quinta-feira, 25 de agosto:
Às 13h30 – O arquiteto
Lorí Crízel abrirá o circuito de palestras falando sobre Neuroarquitetura. Crízel, é autor do primeiro livro do Brasil sobre Neurociência aplicada a Arquitetura, Design e Iluminação. Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC.
Às 16h30, Vinicius Cristofolini, Engenheiro Mecânico. Certificado em PDD – Programa para Desenvolvimento de Dirigentes. Programa de educação executiva visa aprimorar a Visão sistêmica (global) da gestão, contribuindo com o crescimento sustentável das organizações por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores. Vinícius traz como tema de sua palestra Produtos para uma Arquitetura Sustentável.
Às 14h45, Ricardo Michellon, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice- -Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, Vice-Presidente do Sinduscon RS, Conselheiro da FIERGS e sócio da Sopra Incorporadora, vai abordar sobre o empreendimento Pão de Açúcar 279
Às 17h30, a Engenheira Civil, Iza Valadão, com ph.D em Materiais e Sustentabilidade, Professora e Pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), ex-Consultora do programa É de Casa (Globo), Colunista da revista Casa e Jardim e Embaixadora da Quartzolit, Eucatex e Feicon, encerra o primeiro dia do Congresso, com a palestra “Cada um no seu quadrado”.
Na sexta-feira, 26 de agosto:
Às 8h30 – Lucas Golbert Sócio Private e Investidor Imobiliário. Golbert vai falar sobre o Mercado Imobiliário e Arquitetura. O Investidor Imobiliário é Co-fundador da Private Imóveis, empresa que é referência nacional no segmento de alto padrão, que está mudando o posicionamento do corretor de imóveis no Brasil.
No palco externo, às 10h, haverá participação do ex-presidente da AEARV, o engenheiro Civil Milton Milan, para falar sobre as ações do Bento +20, como por exemplo, como prospectar o futuro e promover a implantação de soluções que construam uma cidade inteligente e sempre em desenvolvimento.
Às 10h – A arquiteta e urbanista, Laura Mottin, falará sobre “Mercado Paralelo e Revitalização”. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, teve passagens por cursos de especializações em Londres. Especializada em luminotécnica, marketing para arquitetura, gestão e processos internos para escritórios de arquitetura e Archicad (BIM). Fundadora/ diretora da Mottin Beck Arquitetura.
Às 10h30 – O arquiteto e professor universitário Marcelo Benetti C. Silva traz o assunto: “Cidades e Comunidades Inteligentes e Sustentáveis”. Arquiteto, Doutorando em Administração na área de Estratégia e operações pela UCS (em andamento). Especialista em Construção Civil pelo NORIE (UFRGS). Marcelo Benetti C. Silva, é Professor e pesquisador na Universidade de Caxias do Sul (UCS) ligado ao PPGA em Estratégia e Operações (Doutorando). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Construções e Cidades Sustentáveis (CCS).
Às 11h30 – A artista plástica e designer Heloísa Crocco, fará sua palestra sobre Design e Arquitetura. Crocco vive e trabalha em Porto Alegre, RS. Vinda das artes da fibra e com experiências de viagens pela América Latina e a Floresta Amazônica – cujo impacto marca uma mudança significativa em seu trabalho, Heloísa Crocco se dedica hoje a uma obra que se inspira diretamente na natureza. Em contato com a madeira e através dos nós que ela apresenta, a artista desenvolve a Topomorfose e suas possibilidades de aplicação em diferentes suportes: objetos utilitários e painéis.
Às 15h – Daniel Salvatore, Engenheiro Civil, vai abordar sobre Engenharia em madeira. É formado pela
FEI em 1997 e mestre em Habitação, Planejamento e Tecnologia pelo IPT em 2006, iniciou sua carreira profissional como engenheiro de fundações na Meirelles Carvalho. Ingressou na Ita Construtora como engenheiro de obras em 1997, onde permaneceu até 2005, e após um período de 6 anos trabalhando com energias renováveis na Cenaeel, retornou à empresa como sócio em 2011.
Às 14h –Lua Nitsche Arquiteta e Urbanista, apresentará projetos de sucesso ao longo de sua trajetória na Nitsche Arquitetos. É fundadora da Nitsche Arquitetos Associados LTDA com o irmão PedroNitsche. É professora de projeto na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2009. Pós Graduada pela Escola da Cidade no curso “Arquitetura, Educação e Sociedade” ministrado em 2014 e 2015.
Às 17h – Encerramento com Guto Requena, arquiteto e designer premiado nacional e internacionalmente. A palestra “Empatia, Design e Tecnologia”, onde Guto abordará os conceitos fundamentais da pesquisa do Estúdio Guto Requena, desenvolvidos na última década. Conceitos que formam a base para se compreender as investigações projetuais do estúdio, como informatização do cotidiano urbano, memória, emergência climática, empatia, novas tecnologias numéricas e cultura maker. Guto também apresentará sua produção recente de projetos, com foco nas experiências que buscam unir afetividade, design e tecnologia, nas diferentes escalas que o estúdio desenvolve.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira