Nos dias 25 e 26 de agosto, será realizado na Fundação Casa das Artes, o V Congresso Estadual da AEARV. A retomada do evento anual da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos traz como tema “Reconectar é preciso”.
Serão 11 palestras proferidas por arquitetos e urbanistas, engenheiros e designers renomados no mercado. Inscrições e informações no http://www.aearv.com.br/abertas-as-inscricoes-para-o-v-congresso-estadual-da-aearv/
Confira quem são os palestrantes:
Na quinta-feira, 25 de agosto:
Às 13h30 – O arquiteto
Lorí Crízel abrirá o circuito de palestras falando sobre Neuroarquitetura. Crízel, é autor do primeiro livro do Brasil sobre Neurociência aplicada a Arquitetura, Design e Iluminação. Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC.
Às 16h30, Vinicius Cristofolini, Engenheiro Mecânico. Certificado em PDD – Programa para Desenvolvimento de Dirigentes. Programa de educação executiva visa aprimorar a Visão sistêmica (global) da gestão, contribuindo com o crescimento sustentável das organizações por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores. Vinícius traz como tema de sua palestra Produtos para uma Arquitetura Sustentável.
Às 14h45, Ricardo Michellon, Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vice- -Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil – CBIC, Vice-Presidente do Sinduscon RS, Conselheiro da FIERGS e sócio da Sopra Incorporadora, vai abordar sobre o empreendimento Pão de Açúcar 279
Às 17h30, a Engenheira Civil, Iza Valadão, com ph.D em Materiais e Sustentabilidade, Professora e Pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF), ex-Consultora do programa É de Casa (Globo), Colunista da revista Casa e Jardim e Embaixadora da Quartzolit, Eucatex e Feicon, encerra o primeiro dia do Congresso, com a palestra “Cada um no seu quadrado”.
Na sexta-feira, 26 de agosto:
Às 8h30 – Lucas Golbert Sócio Private e Investidor Imobiliário. Golbert vai falar sobre o Mercado Imobiliário e Arquitetura. O Investidor Imobiliário é Co-fundador da Private Imóveis, empresa que é referência nacional no segmento de alto padrão, que está mudando o posicionamento do corretor de imóveis no Brasil.
No palco externo, às 10h, haverá participação do ex-presidente da AEARV, o engenheiro Civil Milton Milan, para falar sobre as ações do Bento +20, como por exemplo, como prospectar o futuro e promover a implantação de soluções que construam uma cidade inteligente e sempre em desenvolvimento.
Às 10h – A arquiteta e urbanista, Laura Mottin, falará sobre “Mercado Paralelo e Revitalização”. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, teve passagens por cursos de especializações em Londres. Especializada em luminotécnica, marketing para arquitetura, gestão e processos internos para escritórios de arquitetura e Archicad (BIM). Fundadora/ diretora da Mottin Beck Arquitetura.
Às 10h30 – O arquiteto e professor universitário Marcelo Benetti C. Silva traz o assunto: “Cidades e Comunidades Inteligentes e Sustentáveis”. Arquiteto, Doutorando em Administração na área de Estratégia e operações pela UCS (em andamento). Especialista em Construção Civil pelo NORIE (UFRGS). Marcelo Benetti C. Silva, é Professor e pesquisador na Universidade de Caxias do Sul (UCS) ligado ao PPGA em Estratégia e Operações (Doutorando). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Construções e Cidades Sustentáveis (CCS).
Às 11h30 – A artista plástica e designer Heloísa Crocco, fará sua palestra sobre Design e Arquitetura. Crocco vive e trabalha em Porto Alegre, RS. Vinda das artes da fibra e com experiências de viagens pela América Latina e a Floresta Amazônica – cujo impacto marca uma mudança significativa em seu trabalho, Heloísa Crocco se dedica hoje a uma obra que se inspira diretamente na natureza. Em contato com a madeira e através dos nós que ela apresenta, a artista desenvolve a Topomorfose e suas possibilidades de aplicação em diferentes suportes: objetos utilitários e painéis.
Às 15h – Daniel Salvatore, Engenheiro Civil, vai abordar sobre Engenharia em madeira. É formado pela
FEI em 1997 e mestre em Habitação, Planejamento e Tecnologia pelo IPT em 2006, iniciou sua carreira profissional como engenheiro de fundações na Meirelles Carvalho. Ingressou na Ita Construtora como engenheiro de obras em 1997, onde permaneceu até 2005, e após um período de 6 anos trabalhando com energias renováveis na Cenaeel, retornou à empresa como sócio em 2011.
Às 14h –Lua Nitsche Arquiteta e Urbanista, apresentará projetos de sucesso ao longo de sua trajetória na Nitsche Arquitetos. É fundadora da Nitsche Arquitetos Associados LTDA com o irmão PedroNitsche. É professora de projeto na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo desde 2009. Pós Graduada pela Escola da Cidade no curso “Arquitetura, Educação e Sociedade” ministrado em 2014 e 2015.
Às 17h – Encerramento com Guto Requena, arquiteto e designer premiado nacional e internacionalmente. A palestra “Empatia, Design e Tecnologia”, onde Guto abordará os conceitos fundamentais da pesquisa do Estúdio Guto Requena, desenvolvidos na última década. Conceitos que formam a base para se compreender as investigações projetuais do estúdio, como informatização do cotidiano urbano, memória, emergência climática, empatia, novas tecnologias numéricas e cultura maker. Guto também apresentará sua produção recente de projetos, com foco nas experiências que buscam unir afetividade, design e tecnologia, nas diferentes escalas que o estúdio desenvolve.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari
Comissão Executiva dos 150 Anos da Imigração Italiana realiza reunião de atualização da programação oficial
Caxias do Sul e Carlos Barbosa recebem a Corrida do Sesi no dia 1º de maio