Propostas devem ser encaminhadas até 31 de agosto
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Sedac), convida a todos a aderirem aos Festejos Farroupilhas 2022, integrando propostas de atividades à programação oficial do evento. A cada ano, esta é uma oportunidade renovada para o cultivo da história, valores e tradições, com o envolvimento de pessoas e instituições que se somam aos Centros de Tradições Gaúchas e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho para promover diferentes iniciativas pelos rincões do Rio Grande do Sul.
As propostas devem ser encaminhadas até o dia 31 de agosto pelo Formulário de Adesão disponível no site da Sedac (https://docs.google.com/forms/d/19w_gs6euIkl4nSXWS44AsZJPbHL22dvuidtpzvYtz8/Edit) ou no link na bio do perfil Acontece na Cultura RS no Instagram (@acontecenaculturars). Nesta edição, o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras” realça a pluralidade de raízes étnicas que caracterizam a identidade cultural dos gaúchos.
“Para que as celebrações sejam representativas do nosso Rio Grande, convidamos todos e todas a participarem, no período de 12 de agosto a 20 de setembro, com atividades que simbolizem os valores e as tradições gaúchas, refletindo nossa diversidade étnica e cultural”, destaca Gabriella Meindrad, presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2022 e secretária adjunta da Sedac.
Patrono
O evento tem Adair Rubim de Freitas como patrono. Poeta, compositor, gaiteiro, violonista e cantor, conta com mais de 50 anos de carreira e cerca de 300 canções em participações nos festivais nativistas. A música também terá forte presença na programação, com a canção tema “Num só lugar”, de autoria de Fernando Espindola e Thomas Facco, do grupo Alma Gaudéria, escolhida por meio de concurso promovido pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
A identidade visual foi desenvolvida pelo artista plástico Mauro Vila Real, que buscou como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho. Ela sugere também a importância da inclusão e do respeito à diversidade, pautas essenciais na construção de um mundo melhor.
Informações detalhadas sobre o evento, além de materiais para download, estão disponíveis na página dos Festejos Farroupilhas 2022 no site da Sedac (https://cultura.rs.gov.br/programacao-festejos-2022), onde também será divulgada toda a programação do Estado.
LEGENDA PARA A IDENTIDADE VISUAL
A identidade visual, desenvolvida pelo artista plástico Mauro Vila Real, tem como referência o toque das mãos para simbolizar o estreitamento dos laços entre as etnias e os muitos significados do que é ser gaúcho.
Batimetria já está em campo para medir profundidade dos rios de grande porte do Estado
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024