Inicia o plantio para produção em espaldeiras em propriedades do município O projeto conta atualmente com 24 agricultores inscritos O incentivo aos agricultores e o meio rural é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA).
Com esse viés, neste ano iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS.
Recentemente se deu início a mais uma importante etapa do projeto, que consiste no plantio das mudas para produção em espaldeiras. Nesta quarta-feira (03), o Prefeito Diogo Siqueira, o Vice Amarildo Lucatelli e o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli estiveram visitando algumas propriedades que já iniciaram o cultivo das mudas.
Uma das visitas ocorreu na Vinícola Larentis que através do projeto plantou 4.400 mudas. Larri Larentis, um dos proprietários da vinícola, comentou sobre o projeto. “Nós convertemos a Latada (videira tradicional), para a espaldeira, porque vai gerar um vinho de maior qualidade. É muito bacana ter feito isso através desse belo projeto de incentivo, e acredito que vai ter um ótimo retorno para o município, porque vai melhorar muito a qualidade do vinho”.
A Casa Zottis- Vinhos e Uvas está plantando 2.200 mudas em uma área de 0,6 hectares. “Estamos muito contentes em estar fazendo parte do projeto, porque sabemos que é um grande incentivo ao produtor, ajudando a renovar os vinhedos e, desta forma, tendo muita qualidade e excelentes vinhos”.
Aldacir Mejolaro, que também está apostando no cultivo, realizou o plantio de 700 mudas da planta, e se diz orgulhoso pela nova etapa iniciada. “O projeto de mudas da prefeitura tem importância fundamental tanto para a propriedade como também para a viticultura familiar do município, com o intuito de apoiar o crescimento das famílias produtoras. O plantio das mudas em minha propriedade irá manter ativa a cultura da uva, característica intrínseca do Vale dos Vinhedos. Além disso, vai fomentar o desenvolvimento de novos projetos no local por meio da inauguração de uma agroindústria familiar, voltada a elaboração de vinhos. Por isso, é um orgulho ter a oportunidade de participar do projeto”.
Para o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli “é uma sensação maravilhosa ver esse projeto ganhar força através dessas primeiras mudas em espaldeiras que já estão na terra, prontas para crescer fortes e num futuro próximo nos agraciar com excelentes vinhos”.
O Prefeito Diogo Siqueira destaca que “esse é mais um dos projetos que a prefeitura tem, em parceria com os produtores rurais, que incentiva a melhoria na qualidade da uva, estimulando e ampliando a produção de uva de alta qualidade. Esse é o grande objetivo desse projeto pioneiro de incremento a produção em espaldeiras aqui no município, e que vai referenciar ainda mais Bento Gonçalves como a Capital Brasileira do Vinho”.
O projeto conta atualmente com 24 agricultores inscritos, destes sete produtores aguardam o projeto para ser aprovado na EMATER e 12 estão no cronograma para ser atendidos com as máquinas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves