Após a confirmação de um caso da monkeypox (varíola dos macacos) na região, a Secretaria da Saúde divulga orientações para pacientes que apresentarem sintomas da doença. A varíola é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Caso apresente algum sintoma é necessário procurar uma Unidade de Saúde, UPA 24h (Botafogo), ou PA Zona Norte (São Roque). São considerados sintomas: as pústulas (bolhas) na pele, acompanhados de dor de cabeça, início de febre acima de 38,5 °C, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda.
A Secretaria da Saúde segue as orientações divulgadas em nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde (SES). “Com a confirmação do caso na região nossas equipes estão orientadas conforme a nota técnica da secretaria Estadual. Orientamos a população que caso apresente algum sintoma, deve procurar os espaços de saúde para atendimento. Ainda não registramos nenhum caso suspeito”, destaca a secretária de saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
Conforme o documento, pacientes com suspeita devem ser mantidos em áreas separadas, até receber atendimento. A orientação é que, caso a pessoa esteja “em bom estado geral”, não há necessidade de internação. A secretaria da saúde também solicita que a população utilize máscara ao frequentar os espaços de saúde. As amostras colhidas serão encaminhadas para análise do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves