Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, o PSE – Programa Saúde na Escola tem como objetivo, proporcionar o pleno desenvolvimento dos alunos promovendo qualidade de vida através de ações na prevenção e atenção integral à saúde.
Para o PSE, ambas as áreas (saúde e educação) são vistas como espaços que auxiliam e contribuem para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos e diferentes maneiras de conhecer o mundo. Sendo assim, a construção da responsabilidade mútua entre equipes dessas duas áreas está dentre uma das estratégias consideradas privilegiadas para promoção da saúde e qualidade de vida dos estudantes que são acompanhados pelo programa.
O lançamento do programa acontecerá na terça-feira, 02 de agosto, às 14h, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT), onde estarão presentes os diretores das escolas, o prefeito Everson Kirch, a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, secretários municipais e a imprensa. Na oportunidade, os profissionais que integram o PSE serão apresentados, bem como falarão a respeito do programa.
Os profissionais já estão sendo acompanhados pela secretária de Educação Eliani Lanzarini nas visitas às escolas, onde nesta semana, iniciaram as atividades como Projeto Piloto. Locados como servidores da Educação, tem suas atividades administrativas junto ao Centro de Saúde, supervisionados pela secretária Lenice Nery.
O PSE será desenvolvido inicialmente em algumas escolas municipais e estaduais do município e contará com a participação de três profissionais contratados, sendo um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um auxiliar bucal, que juntos desenvolverão as atividades propostas pelo programa, dentre elas:
– Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
– Verificação da situação vacinal;
– Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
– Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
– Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
– Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
– Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
– Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
– Prevenção das violências e dos acidentes;
– Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
– Prevenção à Covid-19 nas escolas.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Carlos Barbosa
Imagem: Sandro Darsie
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros