Programa Garibaldi Mais Água auxiliará agricultores familiares facilitando o acesso ao recurso e prevenindo efeitos de estiagens
A água é essencial para a atividade rural, garantindo o desenvolvimento adequado da produção, além de contribuir com a segurança alimentar e a geração de empregos. A disponibilidade desse recurso, no entanto, fica em risco em caso de secas, como a que ocorreu no último verão.
A Prefeitura de Garibaldi, em parceria com a EMATER, lançou, nesta quinta-feira (28), na reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, o programa Garibaldi Mais Água, no intuito de incentivar o uso sustentável da água e promover a irrigação entre os agricultores familiares. A iniciativa, proposta pelo Executivo, foi aprovada pela Câmara de Vereadores e, a partir de agora, torna-se lei no município.
O projeto atenderá todos os produtores que se enquadrem nos requisitos da legislação, disponibilizando a cada agricultor até 11 horas/máquina. Uma escavadeira hidráulica fará a abertura de reservatórios de água, limpeza e ampliação dos já existentes, bem como escavação de valas para colocação da tubulação para irrigação.
Além disso, também serão selecionados dez agricultores pela EMATER, que receberão 20 horas/máquina para implantação do sistema de irrigação. Estas participarão de projeto municipal de implantação de 10 Unidades de Referência Técnica para Viticultura e Olericultura, após sua aprovação na iniciativa e cadastramento pela entidade junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
“Esse é um avanço muito importante para nosso interior. Queremos garantir que nossos agricultores tenham sistemas qualificados de irrigação, aumentando sua produtividade, evitando efeitos das secas e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do município”, celebra o prefeito Sergio Chesini.
Em breve, os produtores poderão fazer sua solicitação junto à Secretaria de Agricultura. Para tanto, deverão apresentar documentos de identidade, inscrição de talão de produtor rural, solicitação dos serviços, comprovação de que é proprietário ou arrendatário das terras e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).
Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelos telefones (54) 3462-8222 e (54) 3462-8213.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Bruno Milan – Prefeitura de Garibaldi
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias