Santa Tereza inaugura quinto Leão do projeto “Leone nelle Piazze”

Depois de receber a visita de uma comitiva gaúcha, encabeçada pelo governador José Ivo Sartori, dia 21 de outubro, esta terça-feira, 15, feriado da Proclamação da República, foi marcada por uma agenda especial no Rio Grande do Sul do governador do Vêneto, na Itália, Luca Zaia. Pela primeira vez em 141 anos da imigração italiana, um governador do Vêneto visitou o Estado gaúcho.

Ele esteve no Palácio Piratini no final da manhã em audiência com Sartori, tratando da possibilidade de uma nova Escola de Enologia para o Estado, que poderá ser implantada em Bento Gonçalves, com o incentivo de intercâmbios.

Após, Zaia foi até o Hotel Spa do Vinho, no Vale dos Vinhedos, onde de lá, em uma comitiva de carros antigos, foi conduzido até o município de Santa Tereza. Na Praça Central, participou da inauguração do quinto Leão do projeto “Leone nelle Piazze”.

O projeto iniciou em 2010 celebrando os 135 anos da imigração italiana, onde foram doados cinco Leões feitos pelo mesmo escultor, para serem colocados em municípios com o ‘gemellaggio’ (com cidades da região vêneta). Foram colocados em Flores da Cunha, Antônio Prado, Sobradinho e Ilópolis (todas em 2013). Três anos após, foi a cidade de Santa Tereza quem encerrou o projeto, tendo como anfitrião prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira.

Outros prefeitos da Serra participaram como Guilherme Pasin de Bento Gonçalves, Claiton Gonçalves, Farroupilha, Lídio Scortegagna, de Flores da Cunha, Vila Flores, Vilmor Carbonera, Olmir Rossi, Ilópolis, do secretário de Estado da Cultura e em exercício do Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo Alves da Silva, vereadores e lideranças regionais.

Trata-se de um mármore de 610kg com 15 toneladas de basalto, o “Leão Alado”, do Evangelista Marcos, que representa a região do Vêneto. Um reforço do Cristianismo, e as asas, como transporte de valores da cristandade.

A agenda foi acompanhada pelo Comitato Veneto do RS (Comvers) – que conta com 44 associações – e o Consulado da Itália no Estado, além das mais diferentes entidades ligadas à cultura da imigração (são atualmente 30 municípios do RS com tratados de cidades irmãs).

O encerramento do dia foi marcado por um jantar com Delegações de outras cidades no Restaurante Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos.

Já na quarta-feira, 16, ocorre a inauguração de uma placa junto ao Monumento ao Imigrante, na Praça Achyles Mincarone, seguida de visita à Vinícola Salton, única empresa que será visitada pelo Governador durante sua estada na região.

Confira outras imagens:

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

error: Conteúdo Protegido