Além dos modelos em papel e em plástico, o cidadão também poderá ter acesso ao documento disponível digitalmente no aplicativo GOV.BR
Os cidadãos do Rio Grande do Sul passaram a ter acesso nesta terça-feira (26) à emissão da nova Carteira de Identidade Nacional que, além dos modelos em papel e em policarbonato (plástico), está disponível gratuitamente no formato digital pelo aplicativo GOV.BR. O documento tem número único, que é o CPF, com o objetivo de evitar fraudes. A emissão no RS é feita pelo Instituto Geral de Perícias (IGP), órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública do estado.
De acordo com o IGP, a previsão de entrega do documento (em papel ou policarbonato) é de 15 dias. Para emitir a Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve comparecer ao Posto de Identificação do IGP, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O atendimento é por ordem de chegada. Depois que o cidadão retirar o documento físico, já poderá ter acesso ao RG digital no aplicativo GOV.BR.
A novidade foi instituída pelo Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022 [https://in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.977-de-23-de-fevereiro-de-2022-382332304], que determina os procedimentos e os requisitos para a expedição da Carteira de Identidade Nacional por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal. A previsão é que o Acre e o Distrito Federal sejam as próximas Unidades Federativas (UFs) a começar a emissão para a população.
Como acessar o RG digital no aplicativo GOV.BR
O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android [https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br]. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone ‘Carteira de documentos’. A partir daí, basta clicar o botão ‘+’, escolher ‘Carteira de Identidade’ e ir em “Adicionar Documento’ para ter acesso.
O modelo digital não fica disponível no Rio Grande do Sul quando o cidadão solicita seu documento no IGP. A versão digital só estará disponível para emissão após a retirada do modelo físico.
A nova Carteira de Identidade Nacional vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
Essa nova versão do documento servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes. Até o momento, o Brasil dispõe de acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Então, para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.
Prazo de validade do documento
A Carteira de Identidade Nacional é válida em todo o país e aceita legalmente, inclusive no formato digital. O prazo de validade varia conforme a idade da pessoa, sendo de 5 anos para crianças até 11 anos de idade e de 10 anos para quem tem entre 12 e 59 anos.
Fique ligado: o documento no formato anterior é válido até 28 de fevereiro de 2032. Depois disso, as pessoas precisam ter a nova Carteira de Identidade Nacional. A população com idade acima de 60 anos tem a opção de não mudar de documento.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Governo Federal
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21