Emoção, reflexões e troca de experiências marcam a 8ª Mostra de Saúde de Cotiporã

Abertura, Exposição Fotográfica e Vivência Sistêmica: Na última quinta-feira, dia 21 de julho, ocorreu no Município de Cotiporã, a abertura oficial da 8ª Mostra de Saúde. O evento, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, teve como objetivo principal o conhecimento e incentivo às PICs- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, como as terapias holísticas.

No primeiro dia de atividades, além da abertura oficial, a programação contou com Exposição Fotográfica referente à trajetória histórica do setor da Saúde de Cotiporã, bem como palestra sobre Constelação Familiar e Vivência Sistêmica com a Consteladora Fernanda Tedesco Peresin.

Horto Medicinal Comunitário e Terapia Floral: Dando continuidade às programações da Mostra de Saúde, na manhã do dia 22 de julho, os alunos da Escola Caminhos do Saber e Escola Jacintho Silva foram convidados para uma visitação guiada ao Horto Medicinal Comunitário, onde puderam conhecer os benefícios do uso de ervas medicinais, bem como foram presentados com mudas de chás e material informativo sobre o tema. As atividades foram conduzidas pela Nutricionista Aline Cenci e Fisioterapeuta Janaina Turcatto.

Ainda, no período da tarde, a Farmacêutica Roberta de Freitas apresentou o projeto “Doce Cheirinho”, bem como ministrou a palestra “Consulta Farmacêutica e Terapia Floral: estratégias para a implementação do Cuidado Holístico na Atenção Primária à Saúde”.

Meditação e Oficina de Biodança: Finalizando as programações da 8ª Mostra de Saúde, o Município de Cotiporã promoveu duas atividades para fortalecer a saúde física e mental dos participantes, bem como proporcionar momentos de autoconhecimento, transformação e troca de experiências.

A Meditação Ativa “Heart Chakra: conexão com o coração” foi guiada pela Terapeuta Holística Fabiele Corrent Zilli e realizada na Praça Maurício Cardoso, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde. Já a Oficina de Biodança ocorreu na parte externa da Casa da Cultura Pietro Breda e foi ministrada pela facilitadora Giana Bettin Colla.

A 8ª Mostra de Saúde ocorreu nos dias 21 e 22 de julho, dentro das ações do Programa Municipal “Segundo Sol”, o qual incentiva a busca por alternativas saudáveis e naturais para a prevenção de doenças. Em torno de 250 munícipes participaram das atividades ofertadas.

Para saber mais sobre o programa “Segundo Sol” contate seu Agente de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde pelos telefones (54) 3446-2899 | 3446-2866 | 99611-1431.

Fonte e fotos: Prefeitura de Cotiporã

error: Conteúdo Protegido