Na segunda-feira, dia 25, foi celebrado o Dia do Colono e do Motorista, e para recordar a data o Prefeito em exercício, Amarildo Lucatelli, secretário da Agricultura, Volnei Christofoli, e o subprefeito de Faria Lemos, Luiz Carlos de Mari, estiveram no interior acompanhando os trabalhos em andamento, e aproveitaram para conversar com os agricultores.
Entre as estradas repletas de máquinas patrolando para realizar alargamentos das vias, estão os parreirais que desenham a geografia do interior de cada distrito. A agricultora Loreni Cimadon, moradora de Faria Lemos, é uma das agricultoras que dedica o tempo integral cuidando de seu pedaço de terra.
“Não é fácil trabalhar embaixo das parreirais, mas essa é a nossa vida. Sou muito grata pelo trabalho que faço e pelo lugar onde vivo. Fomos criados na roça, e esse dia é muito especial para todos nós”.
O trabalho embaixo dos parreirais ultrapassa gerações, e une famílias. Tiago Cimadon, também comentou sobre a paixão pelo trabalho dedicado a agricultura.
“Eu sempre ajudei a minha família no trabalho da roça. E posso dizer que, há pelo menos 12 anos, dedico todo o meu tempo ao trabalho no interior. Hoje é uma data importante, e precisamos valorizar o colono, que leva comida pra mesa”.
Dalcir Menegotto, assim como Tiago e Loreni, também tem a vida marcada pelo trabalho braçal. Aos 71 anos, ele não esconde a paixão e dedicação sob os parreirais.
“Não é tão fácil trabalhar na roça, mas hoje em dia, com maquinários e tecnologia, tudo mudou um pouco. Hoje se torna um pouco mais fácil podar parreiras, fazer enxerto, botar poste, e colher uva. Eu comecei desde criança junto com meu pai, e com 71 anos continuo no trabalho e pretendo aumentar a produção”, projeta.
Outra categoria homenageada nesta segunda-feira (25), é a dos caminhoneiros. O trabalho a bordo do caminhão levando cargas para diferentes regiões do país, também é celebrado pelo caminhoneiro Volnei Nachtigall.
“A estrada é um mundo mágico, e querendo ou não, além de conhecer a cultura, diversidade de pessoas, e interação que move todo o país, o caminhoneiro consegue levar um pouco de cada pedaço e disseminar em todo o Brasil”.
O subprefeito de Faria Lemos, Luiz Carlos de Mari, destacou que “temos um distrito formado por pessoas trabalhadoras, que nos orgulham pela paixão que jogam no trabalho de cada dia. Seja na roça ou nas estradas, eles merecem todo o nosso aplauso. É por eles que estamos todo dia mantendo as estradas em dia, e com qualidade”.
O secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, comentou que “sabemos que todo o dia é digno de homenagens aos agricultores e motoristas. Cada um do seu modo, trabalha duro e com muita paixão e dedicação. O nosso interior é riquíssimo, e muito por conta do trabalho de nossos agricultores, que com chuva ou sol estão na lida diária”.
Para o Prefeito em exercício Amarildo Lucatelli, “na verdade todo dia é dia do agricultor, porque o trabalho que desenvolvem é muito intenso, árduo, com dificuldades, mas, para eles, é como se fosse um dia pós outro. Dependemos muito da agricultura, e Bento Gonçalves é o que é hoje, graças ao agricultor. Nós, do poder público estaremos sempre presentes, acompanhando e incentivando o homem do interior”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves