Os últimos três dias da 24ª Festa Nacional do Kiwi – Fenakiwi e 2ª Expo Farroupilha registraram o acesso de cerca de 30 mil pessoas ao Parque Cinquentenário, em Farroupilha (RS). Somados aos outros dois finais de semana, a festa contabilizou um público de mais de 80 mil pessoas.
Com o tema “Resgatando a história, cultivando o futuro”, o evento cumpriu o objetivo de ser a retomada da Fenakiwi como a maior festa de Farroupilha, com realização bianual; a retomada após a pandemia, pois a edição de 2020 precisou ser suspensa; e a retomada da cultura do kiwi.
Para o presidente da festa, Gervásio Silvestrin, foi uma satisfação realizar esta edição. O público compareceu e demonstrou que o município quer a festa. Foi uma oportunidade para fechar bons negócios, valorizar a cultura e a tradição da nossa gente e destacar o cultivo do kiwi. Para o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a Fenakiwi 2022 superou todas as expectativas. Foi um sucesso absoluto de público, nas opções gastronômicas e de varejo, e ainda mais nas atrações culturais e musicais. Encerramos essa edição com a certeza de que agradamos os visitantes e certos de que esta edição entrará para a história. A rainha Laura Bet resumiu o sentimento da corte dizendo que foi uma festa linda, cheia de significados, tradição e cultura.
A feira multissetorial ofereceu espaço para as agroindústrias, gastronomia, negócios, compras, cultura, turismo e shows. Dentre os expositores, muitos alcançaram a meta de vendas, como é o caso da Chimas da Nina, uma empresa familiar de Picada Café (RS), que comercializa cuias de madeira e kits para o chimarrão e que participou pela primeira vez da Fenakiwi. “Mesmo sem termos parâmetros com outra edição, ultrapassamos a meta estabelecida. Tivemos que abastecer três vezes nosso estande”, comemora Eduardo Weimer. No estande da Planeta Água, os vendedores também ficaram satisfeitos pelas vendas de materiais de limpeza e purificadores de água e elogiaram a organização e limpeza da feira. Na Ferragens De Biasi, que comercializou fogões à lenha, lareiras e calefatores, o caixa ainda não havia sido fechado, mas foram muitos pedidos anotados, além disso, a Fenakiwi serviu para a divulgação da marca de Farroupilha.
O pavilhão das agroindústrias atraiu a atenção dos visitantes que puderam degustar sete toneladas de kiwi, adquirir e provar produtos feitos da fruta, além dos pães e grostolis, do Clube de Mães As Milanesas e se divertir com o tradicional filó.
A gestão/organização e produção cultural foi da AM9 Produções Gestão de Eventos, que inovou proporcionando a experiência do bar suspenso por um guindaste a uma altura de 40 metros, com open bar. O acesso aos pavilhões ganhou cobertura e foram feitas melhorias no pavilhão da pista de shows.
A programação cultural contemplou atrações para toda a família, com espetáculos de teatro, apresentações artísticas e shows variados estilos musicais, incluindo artistas nacionais. O show de Marcos e Belutti, no último sábado, reuniu um público de três mil pessoas. Teve fã pedindo a namorada em noivado no camarim dos artistas e até uma palinha do prefeito Feltrin interpretando Elvis Presley.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fenakiwi
Fotos Neimar De Cesaro
Fotos de público: Ari Jr.
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL NO PLANALTO, EM BENTO GONÇALVES
Vereador Volnei Christofoli amplia trabalhos em diversas localidades de Bento
Exposição interativa “Olho’D’Água”, com apoio do Instituto Aegea e Corsan, segue até este sábado, dia 12