O Corpo de Bombeiros do RS (CBMRS) realizou, nesta sexta-feira (22/7), a cerimônia de formatura de 53 novos capitães da sua corporação, que atuarão em diversas regiões do Estado. A turma é formada por 39 homens e 14 mulheres, que cumpriram uma carga de 2.739 horas-aulas no curso iniciado em 31 de março de 2021.
Os novos capitães aprenderam diversos ramos do conhecimento necessários ao desempenho das atribuições, como Direito aplicado à função, defesa civil, administração pública, gestão de pessoas e de recursos financeiros, combate a incêndio, busca e salvamento de pessoas e animais, atendimento pré-hospitalar, entre outras. A supervisão e a coordenação foram da Academia de Bombeiro Militar e a execução foi da Escola Superior de Bombeiro Militar.
“Ser bombeiro é uma atividade nobre, diferenciada. Não é um emprego simples. É uma vocação salvar e preservar vidas. Nossa previsão é que os recém-formados já estarão atuando nas ruas e liderando suas equipes a partir do mês que vem”, afirmou o governador Ranolfo Vieira Júnior, que foi o paraninfo da turma e participou da cerimônia realizada no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre.
Com os novos profissionais, o CBMRS contará com 61 capitães em seu quadro. A novidade da formação dos capitães foi a realização do primeiro curso de especialização em segurança contra incêndio em edificações e áreas de risco, com 360 horas-aula. Esse módulo, que cumpre um requisito da Lei Kiss, foi aplicado em conjunto com a Ufrgs por meio da Escola de Engenharia. Segundo o comandante-geral do CBMRS, Luiz Carlos Neves Soares Júnior, a conclusão dessa etapa possibilitou que os capitães obtivessem o título de especialista de segurança contra incêndios.
Novas viaturas
Após o evento, no pátio do Gigantinho, foram agregadas novas viaturas ao CBMRS. Os veículos, considerados leves, serão utilizados para o atendimento de ocorrências nas regiões e municípios de Porto Alegre, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Camaquã, Cidreira e Quaraí.
Texto: Lucas Barroso
Edição: Christianne Schmitt/Secom
Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves