“As aulas de robótica complementam o ensino da sala de aula e tornam o aluno mais colaborativo e cooperativo. Além disso, é possível perceber que os alunos se sentem estimulados a analisar e solucionar os problemas enfrentados durante as atividades, ao mesmo tempo em que os professores, com o trabalho em equipe, percebem claramente a evolução de cada um, de forma interdisciplinar”, ressalta Minozzo.
Além do desenvolvimento pessoal e do respeito às ideias, também é incentivado o trabalho em equipe, buscando soluções para os desafios, fazendo com que o aluno possa vivenciar, na prática, os conhecimentos teóricos aprendidos nos livros e na sala de aula. O projeto iniciou em 2022 e já conta com kits de robótica.
De acordo com a diretora do educandário Janete Maria Sachett, “esse projeto iniciou com o propósito de inovar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na escola. No início do ano recebemos um recurso financeiro em parceria com a Vara de Execuções Criminais e adquirimos os primeiros Kits. Iniciamos o projeto em março e até o final do ano pretendemos contemplar todas as turmas”.
As ferramentas de robótica educacional proporcionam o alinhamento da teoria à prática, tornando as competências da BNCC trabalhadas em sala de aula mais significativo e interessante para os estudantes.
Motivados pelo trabalho iniciado pelo professor Luís, outros professores se envolveram na proposta. Um exemplo, foi o trabalho realizado no componente de Arte, onde os alunos do 9º ano participaram de um concurso para escolha do logo que identificará o espaço. O concurso teve como vencedor o trabalho realizado pela aluna Elisa Rossetto.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, destaca que “o trabalho realizado na escola é exemplo de busca por uma educação significativa e inovadora, onde o aluno protagoniza a construção do seu conhecimento, através do fazer”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: EMEF Anselmo Luigi Piccoli/SMED
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