Para quem é da área da TI e quer ingressar no mercado de trabalho, o Senac-RS oferta uma plataforma exclusiva para conectar os profissionais formados pelo Programa RS TI às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras. O intuito da ferramenta é facilitar esse contato e agilizar o encaminhamento ao mercado de trabalho. O Programa RS TI foi lançado em janeiro deste ano e promove a capacitação de profissionais desenvolvedores de sistemas na área de Tecnologia da Informação. Ao todo serão 9 mil vagas, sendo 3 mil gratuitas e ofertadas em 19 escolas Senac espalhadas pelo Estado ao longo dos anos de 2022 e 2023.
A plataforma já está disponível para quem está conectado ao Programa e pode ser acessada no site www.senacrs.com.br/programarsti. Ao clicar na opção “Encontre profissionais e empresas conectadas ao Programa RS TI”, o usuário precisará efetuar seu cadastro para realizar a busca e conectar-se com empresas e/ou profissionais do setor.
“Na área da Tecnologia da Informação, setor estratégico para o crescimento nacional, o Brasil forma pouco e possui muita demanda anualmente. São dados que deixam exposta a necessidade urgente de capacitação profissional. Dessa forma, o Programa RS TI visa ampliar a oferta de mão de obra qualificada e, assim, atender a demanda das empresas da área”, explica o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa.
Sobre as vagas
A oferta das 9 mil vagas para capacitação serão distribuídas em dois ciclos, em 2022 e 2023, com metas iguais. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, as quais destinam-se a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federal. O candidato deve atender aos requisitos dos cursos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Ainda, haverá a oferta de 3 mil vagas as quais serão disponibilizadas por meio das escolas Senac e negociadas com iniciativas públicas e privadas.
O Programa RS TI compreende quatro formações presenciais e todas alinhadas com as oportunidades iniciais na área de Tecnologia da Informação:
Desenvolvimento Front End – 204 horas
Desenvolvimento Back End com Java – 204 horas
Desenvolvimento Desktop Java – 168 horas
Desenvolvimento Python – 252 horas
Mais informações podem ser obtidas no site www.senacrs.com.br/programarsti, ou em uma das escolas do Senac que ofertam as formações: Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro, Lajeado, Canoas, Viamão, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Alegrete, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santa Maria, Santa Cruz e Cachoeira do Sul.
Senac RS / Usina de Notícias
CRIANÇA MORRE EM ACIDENTE COM CAPOTAMENTO NA ERS-332, EM TAPERA
Câmara de Bento homenageará Idalvino Riboldi, feirante mais longevo do município
Pastoral da Pessoa Idosa inicia processo formativo de 22 novas líderes para visitação de idosos em Caxias do Sul