O dia chuvoso e com temperatura ao redor de 13 graus na Serra Gaúcha ambientaram o primeiro dia da 22ª Jornada do Sorvete. Realizado em Bento Gonçalves, o evento reúne até amanhã mais de 200 fabricantes de sorvete, empresários de áreas afins e fornecedores. Com o tema Gestão, Inovação e o Sabor do Sucesso, a programação busca atualizar e fortalecer o setor. “Trata-se de uma oportunidade de unir conhecimento e prática, aproveitando também para que façamos networking e parcerias para melhorar os negócios”, afirmou o presidente da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis (Agagel), Gian Lisboa. Em seu discurso de abertura, o dirigente inclusive lançou a ideia de criar o Dia do Sorvete Gaúcho.
“Já existe a data e mundial e nacional. Mas com isso poderemos criar um fato novo local para alavancar as vendas, driblando a sazonalidade e incentivando o consumo”. Tendo as palestras concentradas na parte da manhã, o evento abordou cenário econômico, com o economista Giovani Baggio; e atendimento inteligente, com o mestre em Administração e Negócios e escritor, Ricardo Lemos.
Baggio apresentou um panorama da economia mundial, destacando adversidades como a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, que embora distante geograficamente impacta muito em aspectos como os preços das commodities, alimentos e combustíveis.
“E depois de um pico de estímulo e investimentos, começou a haver uma desaceleração na economia mundial, afetada por mais inflação e menor desenvolvimento”, acrescentou.
Ao citar a realidade brasileira, lembrou que a economia cresceu 4,6% em 2021. Segundo ele, para este ano a projeção é de 1,3%, índice que deve ser revisto pra cima em função do impulso de demanda. Entre os motivos elencados estão o preço das commodities em alta, mercado de trabalho melhorando, setor de serviços voltando forte e medidas de auxílio do governo. Aproximando os números do setor sorveteiro, Baggio enalteceu a criação de 900 vagas de emprego nos últimos 12 meses, num universo de 25 mil postos que existem no país, e que no RS também fechou positivo, assim como o faturamento, cerca de 13% maior neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.
O novo comportamento do consumidor foi abordado por Lemos como premissa para aprimorar o atendimento, se manter e crescer no mercado. Para ele, uma das maiores transformações ocorre em função da digitalização. “As pessoas estão fazendo as coisas muito mais de dentro de casa, mudaram a maneira de comprar e isso impacta diretamente nos negócios. O que acontece é que a gente aprendeu a comprar online mais rápido do que as empresas aprenderam a vender, e esse é o grande desafio.
O palestrante advertiu para a necessidade de uma nova postura por parte das organizações e dos colaboradores, em especial após a pandemia. Com pesquisas que demonstram que o whatsapp é o canal preferido de 40% dos brasileiros para finalizar uma compra, salientou que a ferramenta precisa ter profissionais aptos e preparados para interagir com os clientes. “Vender e atender no whats não se trata de responder mensagens, mas ter estratégias de trabalho”. Lemos ainda destacou que na rotina comercial o vendedor não deve esperar nada do cliente, pois ele é quem espera e cria expectativas do profissional.
“Ofereça sem esperar algo em troca”, resumiu. E para os momentos em que a loja estiver vazia, sentenciou: “não cabe ao líder reclamar com o seu grupo, expondo a intimidade financeira, passando desmotivação e insegurança. Aproveite para reunir ideias, resolver pendências, rever estoques e cadastro”.
A etapa da manhã foi finalizada com um painel de debates com a participação do presidente da Agagel, vice Marcelo Melatti e presidente da Abrasorvete, o gaúcho Martin Eckhardt. Na parte da tarde, a atenção do público esteve voltada ao Salão de Exposições, onde 29 empresas do RS e outros estados apresentam lançamentos e soluções para o setor. A programação do dia contempla ainda Encontro das Mulheres do Sorvete e jantar de confraternização.
Programação de sexta-feira (15):
8H30MIN às 9H20MIN: Assembleia Geral (só para associados)
9H30MIN: “A Governança da empresa familiar”
Palestrante: Cláudia Tondo
10H30MIN: Coffee Break
10H50MIN: Percepções Mágicas
Palestrante: Fábio da Silva Xavier de Melo
11H50MIN: Painel de debate com palestrantes e representantes de entidades do setor
12H50MIN: Almoço
14H: Visitação ao Pavilhão dos Expositores.
17H – Encerramento
Fonte: AGAGEL
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves