No dia 20 de julho, ocorrerá, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o evento “Participação feminina na política e violência política contra as mulheres”. Com caráter informativo e educacional, as participantes buscarão debater sobre os desafios da participação feminina na política brasileira, abordando os entraves partidários, as candidaturas fictícias e a violência política de gênero.
O primeiro painel abordará os desafios das mulheres na política brasileira, contará com a Professora emérita da UFRGS, Dra. Céli Pinto, Doutora em Ciência Política pela University of Essex da Inglaterra. A Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, falará sobre sua experiência político-partidária e medidas que podem promover maior participação feminina. A Coordenadora da Comissão de Participação Feminina do TRE-RS e Chefe da Seção de Programas Institucionais do TRE-RS, Débora Vicente, mediará o painel.
O segundo painel contará com a participação de Manuela D’Ávila e Polianna Santos, coordenadora da Escola judiciária do TSE, e abordará a experiência política e violência política de gênero. Manuela vai relatar suas experiências pessoais e Polianna vai mostrar a evolução jurisprudencial do TSE para proteger a atuação política das mulheres. Assuntos como a evolução da jurisprudência nos casos de candidaturas femininas fictícias ou candidaturas laranja, e a expectativas para aplicação da lei sobre violência política contra a mulher, serão debatidos. Este painel será mediado pela Desa. Eleitoral substituta Kalin Rodrigues.
O último painel será mediado pela Elaine Macedo, primeira mulher a presidir o TRE-RS, e tratará da experiência das Primeiras Chefes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. O painel contará com a presença da Ex-governadora Yeda Crusius, primeira mulher a governar o RS, Desa. Iris Helena, primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado, e Deputada Silvana Covatti, primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do RS. Elas contarão suas trajetórias na chefia dos poderes. A Corregedora e Vice-Presidente, Desa. Vanderlei Kubiak irá encerrar o evento.
O evento será aberto ao público, e concederá certificado para quem fizer inscrição prévia no link e registrar presença no dia do evento. Vagas serão limitadas pela capacidade do plenário no tribunal. Também ocorrerá transmissão no youtube do TRE-RS.
Fonte: TRE-RS
Batimetria já está em campo para medir profundidade dos rios de grande porte do Estado
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024