O prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, sancionou nesta quarta-feira (13) o programa Garibaldi -Terra Fértil. A Lei nº 5.547 prevê incentivo aos agricultores a fim de melhorar a produtividade, subsidiando análises de solo, análises foliares e acompanhamento técnico, com o intuito de qualificar as condições físicas, químicas e biológicas das terras.
“O solo é a base da produção agrícola. É dele que a planta retira a água e todos os nutrientes necessários para se desenvolver e produzir. Uma terra adequada deve estar em equilíbrio químico, físico e biológico. Tanto a falta como o excesso de nutrientes, calcários e carbono orgânico causa desequilíbrio e afeta negativamente a produtividade de frutíferas, hortaliças e grãos”, observou o prefeito Sérgio Chesini sobre a importância do cuidado com a terra.
A estimativa é que sejam disponibilizadas mil análises anuais aos agricultores, com atendimento técnico da Emater para que os mesmos possam saber o momento exato de fazer essa avaliação e, com os resultados, agir de forma a aumentar, gradativamente, a produtividade. “Com o Terra Fértil, vamos desenvolver uma agricultura de precisão em nosso município”, definiu Chesini. As análises serão oferecidas pela Prefeitura em parceria com o Sebrae/RS.
Segundo o prefeito, o projeto faz parte de um plano maior de apoio ao setor, em especial à agricultura familiar. “Nós temos que proporcionar condições cada vez melhores para que nossos agricultores sejam mais produtivos, qualificando o seu trabalho através das melhores tecnologias para nossa região”, acrescentou. A lei foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores no dia 27 de junho.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves