Meio ambiente: pequenas atitudes fazem a diferença para coleta de resíduos

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a destinação dos resíduos. Em Bento Gonçalves, são 27 caminhões que recolhem separadamente resíduos recicláveis, orgânicos, vidros e móveis, e que, posteriormente, são encaminhados às noves Associações de Reciclagem locais.
No mês de junho, a RN Freitas, empresa responsável pela coleta do lixo, renovou a frota de veículos, com sete novos caminhões.
Os caminhões são diferentes em seu visual. O de resíduos recicláveis é identificado como “coleta seletiva”, os de orgânicos com imagem da cidade, os de vidro possuem a caçamba na cor azul e os de móveis são vermelhos.
Desta forma, o cidadão tem um papel fundamental na hora de destinar o seu lixo. “Pedimos a colaboração para que o resíduo seja colocado nos dias e horários corretos, facilitando o trabalho dos nossos coletores”, solicita o gerente da empresa RN Freitas, Everton Lopes de Fraga.
De acordo secretário do Meio Ambiente, Osmar Bottega são recolhidas cerca de 100 toneladas de lixo por dia.  “É uma atividade que  envolve desde a nossa educação ambiental, nossa consciência de sustentabilidade e, evidentemente, resultado prático de investimentos em tecnologias e processos. Bento Gonçalves pode se orgulhar por ter  uma cidade limpa, organizada e receptiva”, disse.
Os cronogramas de resíduos reciclável, orgânicos e de vidros podem ser consultados no http://www.bentogoncalves.atende.net. Os vidros devem ser colocados em caixas de papelão com o nome ‘VIDROS’ para o coletor identificá-las. Para vidros quebrados, embale os cacos em material resistente. Para recolhimento de entulhos, deve ser feito o agendamento pelo 3055-7190 ou 0800 979-6866.
20% de lixo reciclado
Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente cerca de 20% do lixo coletado anualmente são reciclados. O resultado deve-se a política pública de incentivo a reciclagem e de educação ambiental implantado pela Administração Municipal.
Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos – sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
Outras dicas
Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Arquivo Ascom
error: Conteúdo Protegido