Caxias do Sul sedia o primeiro Seminário Eleições 2022: Diálogos Eleitorais

O evento visa esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral

Na tarde desta segunda-feira (4), foi realizado o primeiro Seminário Eleições 2022: Diálogos Eleitorais, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul. O evento é uma parceria do TRE-RS com a AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, e tem como objetivo esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, reforçou o apoio desempenhado pela imprensa durante as eleições “é um trabalho que confere precisão e certeza na informação das eleições”. Destacou a parceria de 20 anos com a AGERT, na busca por levar informações fidedignas aos profissionais dos meios de comunicação. Enalteceu a importância da Justiça Eleitoral no Brasil, uma justiça especializada, composta por servidores de carreira. Também destacou o papel da urna eletrônica que há 26 anos é utilizada nas eleições brasileiras sem que nunca tenha sido comprovado qualquer indício de fraude. Disse, ainda, que a legislação eleitoral é elaborada pelo Congresso Nacional e que, para que ocorra alguma mudança nas regras eleitorais, é necessário que seja seguido o princípio da anualidade, ou seja, qualquer alteração nas regras eleitorais deve ocorrer um ano antes do pleito, isso garante segurança jurídica nas eleições.

Em seguida, o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, saudou o presidente do TRE-RS e elogiou a duradoura parceria entre a associação e o Regional gaúcho. Logo após, iniciaram as apresentações das palestras, sob a mediação da vice-presidente jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues. O Chefe da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia, Luís Fernando Schauren, falou sobre Segurança e Transparência do Processo Eleitoral; a Assessora Técnica dos Desembargadores Eleitorais, Marília Piantá, explicou as regras eleitorais para as eleições deste ano; e o Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Carlos Vinícios Cavalcante, falou sobre o enfrentamento à desinformação.

Ao término das palestras, o presidente do TRE-RS concedeu entrevistas à imprensa.

Também prestigiaram o evento, os servidores do TRE-RS: o Assessor-chefe da Presidência, Fernando de Assumpção Neto; a servidora do Núcleo Cerimonial, Lorena Rauter; e o Assessor de Comunicação, Cleber Moreira.

 

Fonte: TRE-RS

Fotos: Agert

error: Conteúdo Protegido