O evento visa esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral
Na tarde desta segunda-feira (4), foi realizado o primeiro Seminário Eleições 2022: Diálogos Eleitorais, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em Caxias do Sul. O evento é uma parceria do TRE-RS com a AGERT – Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão, e tem como objetivo esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral.
Na abertura do evento, o presidente do TRE-RS, desembargador Francisco José Moesch, reforçou o apoio desempenhado pela imprensa durante as eleições “é um trabalho que confere precisão e certeza na informação das eleições”. Destacou a parceria de 20 anos com a AGERT, na busca por levar informações fidedignas aos profissionais dos meios de comunicação. Enalteceu a importância da Justiça Eleitoral no Brasil, uma justiça especializada, composta por servidores de carreira. Também destacou o papel da urna eletrônica que há 26 anos é utilizada nas eleições brasileiras sem que nunca tenha sido comprovado qualquer indício de fraude. Disse, ainda, que a legislação eleitoral é elaborada pelo Congresso Nacional e que, para que ocorra alguma mudança nas regras eleitorais, é necessário que seja seguido o princípio da anualidade, ou seja, qualquer alteração nas regras eleitorais deve ocorrer um ano antes do pleito, isso garante segurança jurídica nas eleições.
Em seguida, o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, saudou o presidente do TRE-RS e elogiou a duradoura parceria entre a associação e o Regional gaúcho. Logo após, iniciaram as apresentações das palestras, sob a mediação da vice-presidente jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues. O Chefe da Seção de Orientação e Suporte em Tecnologia, Luís Fernando Schauren, falou sobre Segurança e Transparência do Processo Eleitoral; a Assessora Técnica dos Desembargadores Eleitorais, Marília Piantá, explicou as regras eleitorais para as eleições deste ano; e o Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Carlos Vinícios Cavalcante, falou sobre o enfrentamento à desinformação.
Ao término das palestras, o presidente do TRE-RS concedeu entrevistas à imprensa.
Também prestigiaram o evento, os servidores do TRE-RS: o Assessor-chefe da Presidência, Fernando de Assumpção Neto; a servidora do Núcleo Cerimonial, Lorena Rauter; e o Assessor de Comunicação, Cleber Moreira.
Fonte: TRE-RS
Fotos: Agert
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21