Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR), deflagraram a Operação Zayn, na manhã desta quinta-feira (30). Essa é a quinta etapa da operação, que investiga uma organização criminosa interestadual pela prática de roubos de veículos, cargas, lavagem de dinheiro, receptação entre outros delitos.
O grupo criminoso atuava em oito estados brasileiros, embora os roubos aos veículos de carga se concentrassem nas regiões central e norte do estado de Goiás. Os veículos eram adulterados e revendidos, principalmente, no estado de são Paulo e, posteriormente, revendidos para terceiros de boa fé.
Foram cumpridos 44 mandados judiciais de buscas e apreensões, em Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Tocantins. Três pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento das medidas.
No Rio Grande do Sul foram apreendidos documentos e cheques durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Cruzeiro do Sul e Estrela. Parte dos documentos foi encontrada rasgada, já que os envolvidos tentaram se livrar das provas quando perceberam a chegada dos policiais.
A operação foi intitulada _ZAYN_ em referência ao nome de origem árabe, que significa “perfeição”, “graciosidade”. O nome ilustra a percepção que os integrantes da ORCRIM tinham sobre as ações criminosas, que acreditavam serem perfeitas, sem vestígios e impossíveis de serem descobertas pela ação policial.
A Operação Zayn mobilizou 170 policiais e 45 viaturas das polícias civil e rodoviária federal.
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR ROUBO, EM BENTO GONÇALVES
ACIDENTE ENTRE TRÊS VEÍCULOS DEIXA MULHER FERIDA NA BR-470, EM BENTO GONÇALVES