Com o lema: “Celebrar a vida, dom de Deus!”, a Comunidade Santa Maria Goretti, do bairro Maria Goretti, irá celebrar a 69ª festa em honra à Padroeira, na cidade de Bento Gonçalves. A programação tem início nesta quinta-feira, 30 de junho, às 19h30min, primeiro dia do tríduo, com récita do Terço, na igreja Santa Maria Goretti. A temática da noite será: “Comtemplar a graça do perdão”.
O segundo dia do tríduo, sexta-feira, 1º de julho, terá a celebração da Palavra de Deus, também na igreja Santa Maria Goretti, às 19h30min, com o tema: “Experimentar a beleza da paz”. Já o sábado, 02 de julho, terá a celebração da Missa às 17h, refletindo a temática: “Sentir a fortaleza da fé”.
No domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil faz memória de São Pedro e São Paulo, a Comunidade terá seu dia festivo. Às 10h30min será celebrada a Missa solene, com o tema: “Celebrar a vida, dom de Deus!”. Logo após, no salão comunitário será servido o almoço de confraternização, cujo cardápio será: sopa de capeletti, lesso, maionese, saladas, galeto, churrasco, leitão, pão, vinho, refrigerante Fruki, água e sobremesa. Restam poucos ingressos, ao valor de R$ 65,00.
Na quarta-feira, dia 06, quando a Igreja faz memória litúrgica do martírio de Santa Maria Goretti, haverá atividades envolvendo a catequese e Missa às 19h30min, na igreja da Comunidade.
Os festeiros da 69ª edição da festa em honra a Santa Maria Goretti são: Alexandre e Gláucia Benvegnú Poletto; Antônio e Marcia Inês Kazmirczak Walczak; Lucindo e Elda Maria Borille Falcade e Romildo e Jandira dos Santos de Oliveira. Os apoiadores são Restaurante Portuguesa Goretti e Bento Cópias.
Mais informações e ingressos podem ser obtidos pelo fone: (54) 3452-1634, na Secretaria da Paróquia Santo Antônio.
Sobre a Comunidade Santa Maria Goretti
A Comunidade Santa Maria Goretti é uma das 26 que compõem a Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves. No primeiro e no terceiro sábados de cada mês, às 17h, é celebrada a Missa e nos demais sábados, no mesmo horário, acontece a Celebração da Palavra de Deus.
Quem foi Santa Maria Goretti?
Nasceu em Corinaldo, centro da Itália, no ano de 1890. Era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai, Maria Goretti, com os seus, foram morar num local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alessandro. Aconteceu que este jovem, por várias vezes, tentou seduzir Goretti, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: “Não, não, Deus não quer; é pecado!”
Maria Goretti, em 06 de julho de 1902, estava em casa e em oração, por isso quando o jovem, que era de maior estatura e idade, tentou novamente seduzi-la, Goretti resistiu com mais um grande não. A resposta de Alessandro foram 14 facadas, enquanto da parte de Goretti, percebemos a santidade na confidência à sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”.
O martírio desta adolescente, de apenas 12 anos, foi a causa da conversão do jovem assassino, que, depois de sair da cadeia, esteve com as 400 mil pessoas, na Praça de São Pedro, na ocasião da canonização dessa santa, e ao lado da mãe dela, que o perdoou também.
Sua beatificação foi celebrada no dia 27 de abril de 1947, por Papa Pio Xll. E em 24 de junho de 1950, o mesmo celebrou a canonização da santa. Santa Maria Goretti é tida como a santa da castidade, da juventude, das vítimas de estupro, da pureza de coração e do perdão.
Fonte: Paróquia Santo Antônio
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves