Missa na Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila, no domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, irá marcar a entrega do documento final ao bispo, que fará o encaminhamento à CNBB
Iniciada em 17 de outubro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, a fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023 já tem data para ser concluída, na Diocese de Caxias do Sul. No próximo domingo, 03 de julho, quando a Igreja no Brasil recorda a Solenidade de São Pedro e São Paulo, às 19h, será celebrada a Missa na Catedral Diocesana, presidida por Dom José Gislon. O ato marca a entrega do documento final ao bispo diocesano que fará o encaminhamento à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), responsável por reunir as sínteses de todas as dioceses brasileiras e enviar à etapa continental.
A Coordenação de Pastoral e a Equipe Diocesana do Sínodo apresentaram, na véspera do Natal do Senhor, em 24 de dezembro de 2021, a versão prévia da síntese da fase local do Sínodo dos Bispos 2021-2023. Depois, a Diocese abriu novo prazo para o envio de novas contribuições, até o dia 30 de maio de 2022. No sábado, 25 de junho, o grupo novamente se reuniu para finalizar o documento, conforme as orientações da CNBB. O Sínodo terá seu ponto alto em outubro de 2023, com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
O documento, de 11 páginas, aborda os principais aspectos pontuados pelos leigos, leigas, lideranças eclesiais, sociais, políticas e culturais. Também compõem o rol das representações e reflexões as respostas vindas por parte do bispo diocesano, dos sacerdotes, dos religiosos e religiosas que atuam nas paróquias, pastorais, movimentos da Diocese de Caxias do Sul, totalizando 5 mil pessoas alcançadas.
O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Sínodo, portanto é “caminhar juntos” e este Sínodo quer ouvir toda a Igreja e a sociedade.
Na fase diocesana foram respondidos formulários com a seguinte questão fundamental: uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?.
A Missa de conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 – 2023 terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e da Diocese de Caxias do Sul.
Fonte: Felipe Michelon Padilha / Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves