Em uma celebração com emoção e fé, na Paróquia Santa Catarina do bairro Licorsul, mais de 1,2 mil pessoas acompanharam a ordenação presbiteral do diácono Elton Marcelo Aristides, na tarde deste domingo, 13. Em torno de 700 pessoas logo lotaram a Igreja, sendo necessária a utilização do Salão da Comunidade, com um telão, para acomodar outras 500 pessoas presentes.
Elton foi ordenado padre na Diocese de Caxias do Sul em Bento Gonçalves 22 anos depois da última ordenação de padre na Capital do Vinho.
“Depois de alguns anos de preparação Deus nos deu um belo dia para celebrar junto com a comunidade”, contou Elton, que permanece em Bento nesta semana juntamente com a família. Ele comandará a sua primeira Missa Solene dia 20 de novembro, às 10h, no Santuário Santo Antônio. Após a missa haverá almoço de confraternização no salão paroquial. Os ingressos estão disponíveis na secretaria paroquial. Posteriormente irá para Caxias do Sul e aguarda a nomeação do bispo Dom Alessandro Ruffinoni para definição de onde será sua atuação.
Aliás, o bispo salientou que “esta ordenação tem uma importância muito grande para toda a Igreja, é um Dom de Deus, fruto de muitas orações de todo o nosso povo. Deus nos dá então este presente hoje”.
Cerca de 60 padres entre as 74 paróquias da Diocese de Caxias do Sul participaram da celebração. E Bento Gonçalves deverá ter outra Ordenação em 2017, do jovem Gustavo Predebon, que está atualmente realizando curso de formação em Caxias do Sul.
Biografia
No ano de 2005 iniciou os estudos na faculdade de Jornalismo na UCS. Quatro anos depois, ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias, quando também iniciou os estudos da Filosofia. Em 2013 concluiu uma pós-graduação em Meios de Comunicação e Cultura, pela PUC de São Paulo. No ano passado formou-se em Teologia pela PUC do Rio Grande do Sul. Em novembro de 2015, ele recebeu a missão de auxiliar a Diocese como assessor de comunicação. Atualmente, ele também auxilia na Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul.
Primeiras missas do padre Elton terão indulgência plenária
Após autorização e decreto da Penitenciária Apostólica do Vaticano, as quatro primeiras missas, que serão presididas pelo padre Elton, terão indulgência plenária. As datas, horários e locais serão:
– 1ª Missa solene: Dia 20 de novembro, às 10 horas, no Santuário Santo Antônio, em Bento Gonçalves.
– Dia 25 de novembro, às 19 horas, na Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul.
– Dia 03 de dezembro, às 17 horas, no Carmelo do Menino Jesus, em Caxias do Sul.
Dia 04 de dezembro, às 09h30, na Comunidade São Jorge, bairro Salgado Filho – Paróquia Santos Apóstolos, em Caxias do Sul.
O que é a indulgência plenária?
Indulgência é o perdão diante de Deus da pena devida aos pecados, cuja culpa já foi perdoada. Sobre isso, o Papa Francisco escreveu na Bula Misericordiae Vultus, nº22: No sacramento da Reconciliação, Deus perdoa os pecados, que são verdadeiramente apagados; mas o cunho negativo que os pecados deixaram nos nossos comportamentos e pensamentos, permanece. A misericórdia de Deus, porém, é mais forte também do que isso. Ela torna-se indulgência do Pai que, através da Esposa de Cristo, alcança o pecador perdoado e liberta-o de qualquer resíduo das consequências do pecado, habilitando-o a agir com caridade, a crescer no amor em vez de recair no pecado.
Para receber a indulgência, a pessoa deve buscar o Sacramento da Reconciliação e a Celebração da Eucaristia com uma reflexão sobre a Misericórdia. Será necessário acompanhar essas celebrações com a profissão de fé (Creio) e com a oração pelas intenções do Papa, para o bem da Igreja e do mundo inteiro. A indulgência pode ser obtida também para os que faleceram.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves