Com a finalidade de levar novas informações e tecnologias aos citricultores do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), junto com Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Veranópolis (por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), promove o 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura. O evento é gratuito e ocorrerá nesta quarta (29/6) e quinta-feira (30/6) no salão comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis. As inscrições podem ser feitas no local, até no primeiro dia. A abertura oficial acontecerá às 18h de quarta-feira.
A programação do primeiro dia inicia às 9h e contará com palestras que irão abordar diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, como a qualidade das mudas, o controle de pragas e doenças, novas variedades e o uso de fitorregulares, além de um panorama local e estadual da citricultura e as perspectivas no Brasil e no mundo.
O engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapdr, Ricardo Felicetti, vai palestrar dia 29, sobre “Importância da qualidade de mudas”. Segundo ele, serão debatidas as questões de qualidade e fitossanidade objetivadas na produção de mudas de citros, que são a base para a implantação de um pomar producente e viável economicamente, bem como uma garantia de estabilidade da atividade citrícola no Estado. “Nesse contexto estão as exigências legais para a produção de mudas de citros, que serão abordadas no debate”.
Também dia 29, o engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Caio Efrom, vai falar sobre “Controle de ácaros e mosca-das-frutas em citros”. Ele citará as principais ferramentas e estratégias para o monitoramento e manejo da população dessas que são consideradas as principais pragas da citricultura no Estado. “Vou apresentar um conjunto de ações e alternativas, tanto para sistemas convencionais, quanto orgânicos”.
Na quinta-feira (30/6), pela manhã, haverá visitas técnicas a duas propriedades rurais, onde serão apresentados o manejo do solo e de sistemas de irrigação em citros, o armazenamento desses frutos, a implantação e sistematização de pomares cítricos e a poda mecânica. O evento se encerra às 13h.
Serviço
O quê: 23º Ciclo de Palestras sobre Citricultura
Quando: 29 e 30 de junho
Onde: Salão Comunitário Nossa Senhora de Lourdes, em Veranópolis
Mais informações: fone (54) 3441-1162 ou pelo email: emvpolis@emater.tche.br
Foto: Fernando Dias/Seapdr
Fonte: Agro-RS
Mais uma edição da maratona nas estradas do “Caminho do Pe. João Schiavo” em novembro de 2024
Cáritas da Diocese de Caxias do Sul participa da 1ª Conferência Intermunicipal da Economia Solidária
Santa Tereza: Randoncorp atua na construção de Ponte destruída pelo Arroio Marrecão