A Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) realizou nesta quinta-feira, 23, o segundo encontro com os pré-candidatos ao Governo do Estado para as Eleições 2022. Depois da entrega de pleitos em nome do setor para Onyx Lorenzoni (PL) na Cooperativa Vinícola São João, em Farroupilha, desta vez a agenda foi com o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), que também postula o cargo máximo do Palácio Piratini e sua pré-candidata a vice, Tanise Sabino (PTB); na Cooperativa Vinícola Garibaldi, em Garibaldi.
“É importante colocar as demandas do setor e ver o que é possível construir em conjunto. Da tributação a legislação do vinho, que ainda deixa dúvidas na questão de rotulagem, além da questão dos descaminhos no Mercosul, então, são várias pautas”, comenta Oscar Ló, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
De acordo com o pré-candidato, existe um trabalho “há bastante tempo nas demandas do setor, principalmente a concorrência com o mercado externo. É uma área importante que temos aqui (setor vitivinícola do Rio Grande do Sul) e quero ajudá-los”, ponderou Heinze.
Das principais demandas entregues para Luis Carlos Heinze, estão: crédito presumido sobre o mosto; a busca de continuidade e retomada de investimentos do Fundovitis através do Ibravin; o fim da ST (Substituição Tributária sobre o suco de uva); a manutenção do crédito presumido para o vinho; além de solicitações em nível nacional: tramitação e aprovação da Nova Lei do vinho nacional; adequação e respeito ao Ato Cooperativo na Reforma Tributária; Tributação sobre o vinho; ampliação do limite do Pronaf Agroindústria; esforço por uma medida nacional pela retirada da ST sobre os derivados da uva.
Participaram do momento o presidente da Frente Parlamentar de Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Sucos na Câmara Federal, Deputado Afonso Hamm; o prefeito e vice de Garibaldi, Sérgio Chesini e Valério Mayer; associados da Fecovinho, além de entidades como Uvibra, Comissão Interestadual da Uva, Sindivinho, Agavi etc.
Integram a Fecovinho: Cooperativa São João, Aurora, Garibaldi, Pradense, Nova Aliança e a Cooperativa Agrária São José, de Jaguari.
Os próximos encontros com os demais pré-candidatos acontecem de forma itinerantes nas demais Cooperativas Associadas, sendo um por mês.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR ROUBO, EM BENTO GONÇALVES