As ações do bem-estar animal foram reestruturadas no Município. Através do programa Bento Pet- Todos Juntos para o Bem-Estar Animal, desde março, foram realizadas 2154 castrações, zerando a fila de espera dos últimos inscritos, e alcançando os bairros com os mutirões no Zatt, Ouro Verde e Vila Nova.
O Samu Pet realizou cerca de 43 atendimentos de urgência e emergência, alcançando animais vítimas de maus-tratos ou atropelamentos.
O secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Junior, ressaltou que são dados que refletem o esforço da equipe. “É um setor que foi completamente reformulado, hoje temos equipe com veterinários, veículos adaptados para atendimentos, procedimentos contratados e seguimos buscando o melhor atendimento dentro do bem-estar animal”, destaca.
Também foi contratado, através de edital, espaço para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios, que tem como critério a comprovação da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.
Seguem os processos para procedimentos cirúrgicos e compra de medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.
Com as feiras de adoção, realizadas na Via del Vino, mais de 70 animais foram adotados.
“Com muito planejamento fomos implementando o departamento no Município, e hoje temos ações que alcançam os bairros, com um trabalho de castração e que ressalta a importância da posse responsável. Estamos falando de bem-estar animal e saúde”, destaca o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira.
O programa é realizado pela Secretaria da Saúde e conta com o apoio e auxílio da Secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco e José M. Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves