Discutir sobre as condições de trabalho ao redor do mundo, a aprendizagem e a retomada pós-pandemia foi o objetivo dos primeiros dias da 110ª Conferência Internacional do Trabalho, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), na cidade de Genebra, na Suíça. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, está compondo uma comitiva da Confederação Nacional do Comércio (CNC) que participa do evento.
A OIT é uma organização tripartite que discute diferentes temáticas do ponto de vista dos governos, dos empregadores e dos empregados. Nesse sentido, passam pelos debates das plenárias, assuntos que estão diretamente ligados às normas e regulamentações de trabalho. Um dos temas discutidos nos primeiros dias, segundo Bohn, foi a empregabilidade e a preocupação da OIT com as novas formas de emprego que surgirão e com aquelas profissões que se tornarão obsoletas com o tempo.
A aprendizagem foi outra pauta debatida, ponto esse que “o Brasil atende muito bem através do Sistema S”, conforme explicou o presidente da Federação. O Sistema S reúne organizações voltadas para atender o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, entre elas o Serviço Social do Comércio (Sesc) Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).
Outra discussão que tomou conta dos debates durante essa primeira semana de evento foi a retomada ao trabalho no pós-pandemia. A OIT está ouvindo sobre como esse retorno ao trabalho tem acontecido nos países participantes para poder decidir qual será a orientação sobre o uso de máscaras e outros cuidados nos ambientes de trabalho.
Na agenda do evento, ainda será discutido a possível alteração da Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, de 1998, para incluir condições de trabalho seguras e saudáveis além de discussões sobre economia social e solidária.
Fonte: Fecomércio
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves