O CREA-RS realiza o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e os Congressos Distritais (online) a cada três anos, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais o espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.
A participação dos profissionais é muito importante, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho. As inscrições já estão abertas.
15º CEP e CONGRESSOS DISTRITAIS
Este ano, o 15º CEP será realizado em duas etapas. Uma preparatória, chamada de Congressos Distritais Preparatórios, realizada no dia 25 de junho, no formato virtual. Será o momento de discutir e formular as propostas que serão levadas à etapa estadual e quando serão eleitos os delegados distritais que participarão do 15º CEP.
Em 29 de julho, os delegados distritais se reúnem em Porto Alegre, no formato presencial, na etapa estadual para aprovar as propostas que serão levadas ao 11º Congresso Nacional de Profissionais, assim como o processo eleitoral para delegados estaduais que participarão do CNP.
O tema central desta edição é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências”. Os eixos temáticos foram definidos pela Comissão Organizadora Nacional do 11º Congresso Nacional de Profissionais são eles:
Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia, Agronomia e Geociências.
Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia.
Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras.
Agenda 2030 – Plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, reconhecendo que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil (EFD) – A Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil no período de 2020 a 2031 (EFD 2020-2031) foi instituída pelo Decreto nº 10.531/2020. Trata-se de declaração de planejamento governamental que positiva uma visão de longo prazo para a atuação estável e coerente dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Fonte: CREA
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor