Time de Bento Gonçalves venceu por 1 x 0 e vai à Capital Nacional do Fumo, domingo que vem, jogar por um empate
O Clube Esportivo Bento Gonçalves conquistou uma vitória maiúscula, na tarde deste domingo, jogando diante de sua torcida no Montanha dos Vinhedos, ao ganhar do Santa Cruz o primeiro dos dois jogos da quarta de final do Campeonato Gaúcho 2022, Série A2. O placar foi de 1 x 0 para o alviazul, comandado pelo técnico Carlos Moraes, gol anotado pelo atacante David Batista aos 33 minutos do primeiro tempo.
A equipe de Bento praticamente não deu chances ao time visitante e comandou as ações durante todo jogo, principalmente no primeiro tempo, com domínio total e várias chances balançar as redes do gol defendido por Bruno Grassi. Já aos 3 minutos o meio-campista Cris Magno apresentou as credenciais e, depois de entrar sozinho na grande área chutou sobre o goleiro, deixando escapar a chance de abrir o placar.
O meia voltou a pressionar Bruno Grassi quatro minutos depois em cobrança de falta, cometida sobre o atacante David Batista, pela direita de ataque. Cris Magno buscou o canto esquerdo do gol obrigando Grassi a realizar uma grande defesa. Logo em seguida foi a vez de Magal testar o veterano goleiro, que defendeu um forte chute do zagueiro alviazul.
O Esportivo continuou mantendo o Santa Cruz sob forte pressão e, aos 17 minutos, o árbitro, Tiago Pires, não deu pênalti cometido pela zaga visitante sobre o jogador João Felipe, que entrava sozinho para marcar o gol. O lance gerou muita reclamação dos atletas do Esportivo, mas o juiz não voltou atrás e manteve o tiro de meta, que havia indicado, em favor dos visitantes.
O GOL
A presença de quase todo plantel do Esportivo, na maior parte do tempo no campo de ataque, surtiu resultado aos 33 minutos do primeiro tempo. João Felipe roubou a bola no lado esquerdo da grande área do Santa Cruz, driblou dois atletas adversários e, de frente para o gol, chutou forte. Bruno Grassi não segurou e o atacante David Batista, aproveitando a sobra, colocou a bola nas redes do adversário.
Depois do intervalo o time da Capital Nacional do Vinho voltou a campo sem alterações com o mesmo ímpeto, e já aos 2 minutos de jogo Cris Magno cobrou falta pela esquerda de ataque. A bola encontrou David Batista no lado oposto e o atacante, de cabeça, tentou marcar o segundo gol do time e o seu segundo na partida. A bola saiu por cima tirando tinta da trave.
A equipe anfitriã ainda teve outras duas boas oportunidades para ampliar o placar. Aos 26 minutos com o experiente zagueiro Cleiton, de cabeça, e aos 39 com o atacante João Felipe, também de cabeça. Em ambas tentativas Bruno Grassi mostrou porque é o goleiro titular na equipe do Santa Cruz, e fechou o gol, realizando duas grandes defesas.
O segundo tempo, que também teve o domínio de campo do Esportivo, foi mais truncado com várias paralisações por causa de faltas cometidas, principalmente pelos atletas adversários. Em uma delas, Roger Bastos atingiu a coxa esquerda do jogador Magal com as traves da chuteira. O árbitro não vacilou e mandou o volante mais cedo para o chuveiro.
Com um jogador a menos e em desvantagem no placar, os 10 minutos restantes – a partida foi encerrada aos 50 minutos – foram praticamente com bola parada, com os jogadores do Santa Cruz se jogando em campo para ganhar tempo, evitar uma derrota mais elástica, e na expectativa de reverter o resultado e chegar à classificação à fase semifinal no próximo domingo, dia 26, no Estádio dos Plátanos.
Enquanto o Esportivo precisa só do empate – não há gol qualificado – para se classificar à semifinal, o Santa Cruz tem que vencer para avançar no Campeonato Gaúcho, Divisão de Acesso. Com uma vitória simples, diante da sua torcida, a decisão vai para os pênaltis, e com dois gols de diferença o Santa Cruz se classifica para a próxima fase de forma direta.
INTELIGENTE
O técnico Carlos Moraes, do Esportivo, comentou depois da partida que sua equipe cumpriu em campo o que ele trabalhou durante a semana, fazendo o que chamou de um jogo inteligente. “Enfrentamos um adversário forte, bem preparado taticamente, tivemos boas oportunidades de gol e até poderíamos ter vencido por um escore mais elástico”, avaliou.
Sobre o confronto de domingo, Moraes entende que vai ser uma partida difícil. “Não há jogo ganho, eles (Santa Cruz) vão ter que jogar mais abertos em busca do gol, e nós vamos ter que fazer de novo uma partida inteligente. Vamos ter que aproveitar os espaços e tentar fazer (o gol) quando isso for possível, sem descuidar da nossa defesa para que eles não tenham chance de marcar”, anunciou.
QUEM JOGOU
Clube Esportivo Bento Gonçalves – Copetti, Márcio, Cleiton, Tairone, André, Magal, Fabrício (Wallacer), Hippolito, David Batista (João Pedro), Cris Magno (Jamerson) e João Felipe (Caio). Técnico: Carlos Moraes.
Futebol Clube Santa Cruz – Bruno Grassi, Itaqui, Diego Rocha, Diego Macedo, Ben-Hur, Roger Bastos, Jeffinho (Pablo Bueno), Abuda, Nena (Gabriel), Laion e Wallan Luan (Felipe). Técnico: Wiliam Campos.
A RODADA (Quartas de final)
Esportivo (Bento Gonçalves) 1 X 0 Santa Cruz
Lajeadense (Lajeado) 2 X 0 Glória (Vacaria)
Passo Fundo 1 X 1 Pelotas
Avenida (Santa Cruz do Sul) X VEC (Veranópolis) – Dia 21, terça-feira, às 20h
ARBITRAGEM
Arbitro: Tiago Pires, auxiliado por Cassio Pires, Renato Domingues e Joseph Lopes.
PRÓXIMA RODADA – QUARTAS DE FINAL (26/06 – 15h)
GRUPO C – ANTÔNIO DAVID FARINA
Veranópolis VEC X Avenida (Santa Cruz do Sul) – a ser confirmado
GRUPO D – PLÁTANOS
Santa Cruz X Esportivo (Bento Gonçalves)
GRUPO E – ALTOS DA GLÓRIA
Glória (Vacaria) X Lajeadense (Lajeado)
GRUPO F – BOCA DO LOBO
Pelotas X Passo Fundo
Atacante David Batista fez o gol da vitória do Esportivo, sobre o Santa Cruz, aos 33 minutos da etapa inicial
Foto: Enio Bianchetti
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves