Surge uma nova experiência no roteiro enoturístico mais famoso do Brasil, unindo a boa mesa aos bons vinhos. É o Ristorante Dolce Italia, operado pela Escola de Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A novidade abre as portas ao público ainda em julho na Vinícola Cave do Sol, devendo oferecer, ainda, cursos de curta duração e workshops voltados à culinária contemporânea com inspiração italiana ministrados por chefs internacionais. Com localização estratégica, bem no coração do Vale dos Vinhedos, o projeto é fruto de uma receita bem acabada entre a universidade e a vinícola. Com capacidade para 100 pessoas, o atendimento, inicialmente, será para almoços nas segundas, quartas, quintas e sextas, das 12h às 14h, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h, com um serviço em que o visitante pode montar seu próprio cardápio a partir de um menu com até quatro opções.
Abrigado por paredes erguidas com tijolos retirados da antiga vinícola que guardam as histórias da família, trazendo as marcas do tempo e dando vida à Cave do Sol, o Ristorante Dolce Itália também abriga peças e equipamentos que contam a história do vinho, um verdadeiro museu vivo da família Passarin. A madeira das antigas pipas está em todo lugar, especialmente no mobiliário. Mas o melhor dessa nova atração são as doses de história que temperam a experiência, seja nas garrafas que aguardam para serem abertas e degustadas, seja nos pratos que equilibram os melhores aromas e sabores.
Para o diretor da Escola de Gastronomia da UCS, chef italiano Mauro Cingolani, a implantação de mais uma unidade do restaurante no Vale dos Vinhedos forma um assemblage perfeito entre os propósitos da escola junto à gastronomia e ao enoturismo da Serra Gaúcha. “Agora, poderemos atender de uma forma mais efetiva o turista que vem em busca de uma experiência sensorial”, destaca. Cingolani adianta que a Escola de Gastronomia da UCS está preparada para atender as demandas do mercado, podendo, inclusive, passar a oferecer na nova unidade o tradicional curso de Sommelier Internacional com a chancela da Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori (Fisar). A parceria também vai transformar a gastronomia da vinícola, que passa a contar com lanches e petiscos feitos pela equipe da escola.
A Cave do Sol está instalada em uma área de 36,6 mil metros quadrados. São 5.125 metros quadrados de área construída, 2.367 deles destinados ao enoturismo, distribuídos em três andares, com total acessibilidade. O Ristorante Dolce Italia ocupa 765 metros quadrados desta área, com banheiros exclusivos, área reservada para eventos e um Solarium que permite apreciar o pôr do sol, tendo como vista os vinhedos. O ambiente convida a imergir num rico cenário de objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vinicultura brasileira, também compõem obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais. É uma viagem pelo tempo num passeio que transcende o imaginário.
Experiências na taça e na mesa
A Cave do Sol também oferece diversos roteiros que completam a experiência. A ‘Saudação ao Sol’, por exemplo, é uma aula de yoga e meditação na Cave, com visita à vinícola e suas obras de artes, degustação de espumantes e sucos de uvas, além de uma mesa de antepastos. ‘Vinhos & Chocolates’, também para crianças, é mais uma das opções. Começa com visita à vinícola e suas obras de artes, seguida por uma degustação de cinco estilos de chocolates harmonizados com vinhos e espumantes. Em ambos, o participante recebe uma taça de cristal personalizada.
Para as crianças, a Cave do Sol traz a ‘Experiência Suco Puro’, com degustação de três tipos de suco de uva puro, cookies infantis ou chocolates, kit pinturinha e um copo de suco personalizado. Os roteiros variam de 40min a 1h10min, sempre guiados por enólogos e sommeliers.
– Agendamento pelo e-mail turismo@cavedosol.com.br ou pelo telefone/whats 54 98418.9882
A Cave do Sol está localizada na RS 444 KM 20,7, no Vale dos Vinhedos.
Mais sobre a Escola de Gastronomia da UCS
Com a expansão, a escola pretende ampliar as possibilidades de estágio para alunos, aproximando-os do mercado. Atividades práticas no Ristorante Dolce Italia na Cave do Sol vão permitir a oferta. A Escola de Gastronomia da UCS começou suas atividades em 2004, em Flores da Cunha, onde realiza atividades didático-pedagógicas de cursos voltados à enogastronomia italiana. Lá, também surgiu a primeira unidade do Ristorante Dolce Italia em funcionamento acadêmico desde 2006, e com atendimento ao público a partir de 2017. Em 2019, a escola inaugurou o Dolce Italia Caffè, na abertura da UCS Livraria, no Campus-Sede, em Caxias do Sul. E em 2021, o Dolce Italia Ristorante Universitário. Hoje, a instituição é referência regional.
SERVIÇO
O quê? Ristorante Dolce Italia
Onde? Vinícola Cave do Sol (Vale dos Vinhedos)
Horário de atendimento:
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 12h às 14h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 15h
Fonte: Conceito
Foto: Bruno Zuglian
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21