Marco reforça a essência do cooperativismo e une gerações que, juntas, caminham para construir uma sociedade mais próspera
A Sicredi Serrana conquistou um marco importante neste primeiro semestre de 2022, atingindo a marca de 150 mil associados. Nos últimos oito meses, a cooperativa passou a fazer parte da vida de 10 mil novos associados, representando aumento de 7,14% para o período.
A trajetória da Serrana iniciou em 1985, com 25 associados da Cooperativa Santa Clara. Entre os sócios-fundadores, está Aristides Colombo, que representa a memória viva da cooperativa. “O começo foi difícil, tímido, com números que comprovam isso. Só dez anos após a fundação, conquistamos 1100 associados. Como andamos por caminhos desconhecidos, demos passos seguros, com os pés no chão”, recorda Colombo. Para ele, a conquista de hoje é reflexo do esforço e trabalho de muitos. “A semente que plantamos lá atrás cresceu e multiplicou. Cada um deu o melhor de si, por isso me sinto orgulhoso e recompensado pelo trabalho. Quem conhece a cooperativa não vai embora”, comenta.
Quando passado e presente se unem, a essência do cooperativismo fica em evidência. A associada de número 150 mil é de Garibaldi e ainda não fala. A pequena Verônica Dalcin, filha da colaboradora Luisana Debiasi e de Jonas Dalcin, nasceu no dia 20 de maio. Antes mesmo de completar um mês de vida, ela já faz parte da cooperativa. “Quando inauguramos a agência na Buarque de Macedo, uma das primeiras contas abertas foi a da minha mãe. Agora, a Verônica fazendo parte dessa história, me deixa novamente emocionada”, lembra Luisana. Para ela, a educação financeira é essencial desde cedo, com foco a longo prazo. “Nós não tivemos a mesma oportunidade que a Verônica, por isso sabemos da importância. É muito bom termos esse planejamento, pensando no futuro dela. Ela não entende ainda, mas esse recurso fará a diferença lá na frente, na hora dela realizar um sonho”, afirma.
Para o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, o crescimento representa a confiança no potencial que a comunidade deposita na Serrana. “Estamos surpresos e muito felizes, especialmente por alcançarmos esse número da forma mais plena, com o próprio associado indicando e trazendo novos associados”, destaca. Ao colocar as pessoas no centro do seu modelo de negócio, com uma gestão por propósito, a cooperativa potencializou sua caminhada. “O interesse verdadeiro é o que nos move a cada dia. Seguimos crescendo no Rio Grande do Sul e temos uma jornada potencial com a expansão para o Espírito Santo. Nosso convite é de que os associados nos ajudem a construir uma cooperativa cada vez mais autêntica”, complementa.
A Sicredi Serrana é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Com 36 anos de história, está presente em 28 municípios, entre Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e região metropolitana do Espírito Santo. Para 2022, segue em seu projeto de expansão com a construção da quinta agência em Bento Gonçalves, no bairro Licorsul (RS); e de mais uma agência no município de Serra (ES).
Fonte: Sicredi Serrana
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves