O gabinete do governo do Rio Grande do Sul foi instalado, neste sábado (11/6), na 30ª Expobento e 17ª Fenavinho, em Bento Gonçalves. A ação faz parte do projeto Avançar pelo Rio Grande – Governo na Comunidade e tem como objetivo aproximar a gestão das comunidades e lideranças regionais do Estado.
O governador Ranolfo Vieira Júnior, a primeira-dama Sônia Vieira e um grupo de secretários de Estado circularam na feira e ouviram pessoas. Segundo o governador, essa é uma das características da gestão e, por isso, parte do secretariado e da estrutura de governo foi a Bento Gonçalves para interagir e dialogar com a comunidade.
A iniciativa, que será levada a diversas cidades gaúchas, busca aproximar o governo dos municípios e de seus moradores, além de promover feiras e eventos que ocorrem no RS. A sede do governo do Estado já foi instalada em Torres, Soledade, Santa Rosa, Venâncio Aires, Caçapava do Sul, Pelotas e Porto Alegre (no South Summit Brazil).
Conforme Ranolfo, a presença do Executivo estadual também contribui para a valorização da retomada dos grandes eventos, após as restrições impostas pela pandemia de covid-19. “Temos aqui um sentimento de recuperação e superação. A Expobento e Fenavinho representam nossa cultura do vinho, que é muito forte em nosso Estado”, afirmou.
Entre 2021 e 2022, o governo do Estado está investindo em Bento Gonçalves e região pelo menos R$ 36.125.694,32, considerando investimentos locais em rodovias, empresas, educação, saúde, segurança, turismo, esportes, obras, entre outros.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, valorizou a integração entre os poderes para seguir promovendo as tradionais feiras do RS. “Ter o governo do Estado presente demonstra a valorização da Expobento e Fenavinho. Somos a capital nacional do vinho e queremos ser referência na América Latina. Essa parceria entre Estado e município certamente ajudará nisso”, disse.
A 30ª Expobento e 17ª Fenavinho, evento promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviço (CIC-Bento Gonçalves), reúne mais de 450 expositores de diferentes segmentos. Cerca de 250 mil visitantes circulam no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, movimentando mais de R$ 40 milhões.
Estiveram presentes os secretários Beatriz Araujo (Cultura), Raphael Ayub (Turismo), Volnei Minozzo (Obras e Habitação), Domingos Velho Lopes (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Vanius Cesar Santarosa (Segurança Pública) e Marcia Pires de la Torre (Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social).
Texto: Lucas Barroso
Edição: Christianne Schmitt/Secom
Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
GCM prende homem com mandado de prisão em Bento Gonçalves
EMI Mundo Encantado promove Festa da Família neste sábado, 12 de abril, em Bento
ANEA Brasil promove Sessão de Cinema Italiano, neste domingo, 13 de abril, em Bento