Oportunidade para terminar o ensino médio é gratuita e inscrições estão abertas até o dia 04 de julho
Com objetivo de contribuir com a redução da evasão escolar no Rio Grande do Sul, por meio de uma formação no Ensino Médio de forma flexível e gratuita, o projeto de Educação à Distância para Jovens e Adultos EAD-EJA do Sesc/RS está com vagas abertas para o semestre 2022/2. São 1.766 oportunidades gratuitas em 35 cidades do Estado para o curso, que tem 18 meses de duração e, além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferece capacitação em Produção Cultural. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de julho, no site www.sesc.com.br/atuacoes/educacao/educacao-a-distancia, onde os interessados podem verificar, também, o edital completo.
Árduo defensor e atuante em prol da disseminação da arte e da cultura, o Sesc quer qualificar profissionais para aprimorar o mercado de trabalho. De acordo com o professor da Unidade Sesc Alberto Bins Thiago Vieira Pires, a EAD-EJA trabalha a partir de três temáticas vinculadas: projeto de vida, projeto integrador e personalização do itinerário. “O mais fantástico desse projeto é que, nesse formato, o aprendizado passa a ter mais sentido e desperta o interesse dos alunos, pois os conhecimentos são ensinados de modo a integrar com a realidade e cotidiano, tornando-os protagonistas de suas trajetórias e não apenas receptores de conteúdo”, destaca Pires.
Durante a 16º edição do Festival Palco Giratório Sesc, que aconteceu em Porto Alegre de 12 a 29 de maio, mais de 100 alunos da EAD-EJA Porto Alegre tiveram a chance de colocar em prática a teoria da disciplina de Produção Cultural. Cada um pôde escolher duas peças da programação para, além de assistir, realizar uma tarefa de observação sobre os processos da construção de um espetáculo. “Foi uma experiência muito gratificante! Voltado para pessoas de baixa renda, o curso proporcionou para muitos dos estudantes a primeira experiência em um teatro. O retorno foi surpreendente, eles se engajaram muito e demonstraram uma incrível habilidade de percepção de toda a produção, desde a organização dos espaços, figurino, iluminação”, ressalta o professor.
A carga horária é dividida em 80% à distância e 20% presencial, com aulas nos municípios de Alegrete, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Frederico Westphalen, Gravataí, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Borja, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vacaria e Viamão.
Inovador, o projeto, que é realizado em parceria com o Senac-RS, foi elaborado de forma a ter uma linguagem com a qual os jovens se identifiquem. Os conteúdos não são mais pensados nas tradicionais matérias como português e matemática, mas integra as áreas do saber a partir das vivências dos participantes. Para se matricular, é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade, ter concluído o ensino fundamental e comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos. Para o primeiro semestre do EAD-EJA, que tem operação em vários lugares do Brasil, o Sesc/RS ofereceu cerca de 2,5 mil vagas.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Shállon Teobaldo
Moglia Comunicação Empresarial
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21