Pesquisa da CDL-BG mostra que data romântica promete aquecer movimento nas lojas locais, que esperam pelo menos 10% de crescimento ao longo da próxima estação em relação aos números registrados em 2021
Se por um lado as temperaturas estão cada vez mais baixas, de outro cresce a expectativa do comércio pelos bons negócios gerados com a chegada da estação mais fria do ano. Em Bento Gonçalves, os lojistas projetam um aumento nas vendas de inverno de, pelo menos, 10% – em relação aos números registrados no ano passado. O dado faz parte de um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, que buscou um panorama de como o setor prevê o movimento na estação que se avizinha, já considerando uma importante data do mês de junho: o Dia dos Namorados.
A pesquisa mostra que, dentre os lojistas consultados, a maior parte conta com a data mais romântica do ano para adentrar o inverno com o caixa aquecido – especialmente após dois anos em que o consumidor acabou retraído por conta das restrições e indefinições da pandemia. “O dia 12 de junho faz parte das datas especiais para o comércio no quesito indução de venda. Além disso, situa-se na porta de entrada da estação mais fria do ano, que também é motivo para negócios especialmente nos segmentos do vestuário e calçados. Aliado a isso, as baixas temperaturas já registradas na região dão indícios de que o inverno desse ano deverá, sim, aquecer as vendas”, analisa o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone.
Pelas ruas, já é possível ver na prática esse movimento para atrair consumidores. Na loja Boka Pimenta Modas, do bairro São Roque, a expectativa é de 30% de aumento de vendas no inverno desse ano – e cerca de um movimento 15% maior já para o Dia dos Namorados. “Meu comparativo com ano passado e retrasado, durante a pandemia, leva em conta o fato de que o comércio foi muito afetado e os consumidores não queriam gastar. Esse ano, o cliente está mais confiante, precisando renovar suas peças. Está sendo um ano muito bom, e nosso frio está fazendo jus à estação. Por isso, já estamos com promoções para o Dia dos namorados, apostando nas redes sociais para fazer a divulgação dos produtos”, conta a proprietária da loja, Janaine Locatelli.
Já no Centro de Bento Gonçalves, a Loja Triunfante também projeta aumento nas vendas, mas com mais cautela, estimando um crescimento de 10% – tanto durante o inverno quanto para o Dia dos Namorados. “Sempre buscamos promover ações para esta época do ano, como exposição de produtos e decoração temática nas vitrines e radio shopping. Gostaríamos, claro, que essa porcentagem fosse bem maior, mas sabemos que estamos em processo de retomada”, pontua Inacir Kleinowski, uma das representantes da loja.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Alessandro Manzoni
Estado finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Tacchini inaugura equipamento para cirurgias microscópicas em Bento Gonçalves
Menor de idade é atropelada no centro de Carlos Barbosa