Nesta quinta-feira, dia 2, foi assinada a ordem de início das obras de reestruturação da Via Gastronômica. O local abriga diversas possibilidades de lazer e cultura, que conta com Museu do Imigrante, Fundação Casa das Artes, Rua Coberta, hotéis, pousadas, mais de 40 empresas ligadas ao comércio e mais de 50 empreendimentos do setor de gastronomia.
A intervenção será realizada em etapas, tendo início na quadra da Praça Achyles Mincarone. A empresa responsável pela obra será a Cerâmica Taquari. O valor é de R$ 5.087.432,71.
Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti Gauer será realizada drenagem, paginação de piso nas calçadas, iluminação em led, mobiliário e paisagismo. “Fizemos uma reunião prévia com os empreendedores e com as concessionárias, Corsan e RGE, para alinhar todo o início da obra. Ela vai ser feita por etapas, começando pela Igreja São Bento em diante. A ideia é ir quadra por quadra deixando sempre meia pista livre para o trânsito fluir. A gente sabe dos imprevistos que podem ocorrer, mas faz parte de toda grande obra”, disse.
Serão 52 bocas de lobo, 141 novos postes decorativos com iluminação, substituição de 28 braços e luminárias (led), e o passeio público será substituído 4.925m², pavimentação asfáltica em 5.420m² e sinalização, são 32 bancos, 32 lixeiras, 132 vasos decorativos, guarda-corpo nas esquinas e outras ações.
Além disso, após reunião com o Conselho Municipal de arborização serão plantadas 133 novas árvores, em virtude das intervenções.
O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006, com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, 09 empreendimentos integravam o local. “Estou emocionada com essa obra que é um grande ganho para cidade. É preciso agradecer a todos os envolvidos no projeto deste novo momento para a Rua Herny Hugo Dreher. Vai ter um resultado muito positivo para todos nós, para a comunidade. É qualidade para nós, para quem visita a cidade”, destacou a diretora do SEGH, Márcia Ferronato.
Na oportunidade, foi apresentada a nova marca “Via Gastrô”, resultado de uma ação coletiva entre empreendedores locais e o SEGH. O espaço será a sexta rota turística da cidade. “O resultado de um trabalho coletivo, que proporcionará a integração deste espaço como Via Gastrô, com uma identidade única. Também já anunciamos, que o tradicional Jantar Sob as Estrelas será realizado, no sábado, 11 de fevereiro de 2023”.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou que “vamos fazer calçadas, paisagismo, iluminação, acessibilidade, pensando no cidadão, que ele consiga ficar mais tempo neste local. Que a própria rua também seja um atrativo turístico, de lazer, agregando aos restaurantes e empreendimentos existentes. Esse projeto foi estudado e reatualizado para chegar neste patamar, que hoje assinamos o inicio das obras. Eu realmente acredito que estamos proporcionando mais uma ferramenta para o nosso empreendedorismo, para o nosso turismo, para a nossa economia, para a nossa gastronomia. Uma obra pensada para o setor”, finaliza.
A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.
As intervenções tem início na próxima segunda-feira (06), a partir da Praça Achyles Mincarone, e pode haver interrupção no trânsito. O cronograma pode sofrer alterações devido às condições climáticas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves