“Confiar na força do Brincar” foi o tema que as escolas municipais estiveram envolvidas
Em 1998 foi estabelecido que 28 de maio é o Dia Internacional do Brincar. O brincar e a brincadeira são assuntos sérios e muito importantes para o mundo da criança, pois, por meio delas, podem vivenciar o lúdico experienciando o seu entorno, já que a infância deve ter a sutileza de respeitar os tempos da criança, principalmente na brincadeira, lugar que têm suas primeiras lições de vida, desenvolvendo diversos aspectos emocionais, cognitivos e sensoriais.
Nesta perspectiva as Escolas Infantis, da rede pública de ensino, participaram da Semana Mundial do Brincar, que neste ano ocorreu de 23 a 27 de maio. Os educandários organizaram um cronograma com diversas brincadeiras envolvendo aventuras, contações de histórias, músicas, exploração de materiais naturais, show de mágicas, cantos do brincar com diversas possibilidades de exploração e criação, brinquedos infláveis, circuitos sensoriais, festa das cores, resgate das brincadeiras antigas de roda e muito mais.
A brincadeira é um dos recursos fornecidos para a formação integral da criança. Com as ações da semana do brincar foi possível perceber como os pequenos constroem, envolvem-se, estabelecem regras, reconstroem, enfim, tornam-se protagonistas de suas ações. A rede municipal de ensino, por meio dos momentos contemplados nos espaços escolares, evidenciou a excelência, a sensibilidade e as vivências com que os os profissionais acolhem os pequenos diariamente, respeitando as infâncias.
Para a assessora pedagógica da SMED Thaís Regina Prates, “a ação é de extrema relevância para fortificar ainda mais este movimento que contou com a parceria do Projeto Kombina e do Sesc de Bento Gonçalves. As escolas envolveram-se potencializando o faz-de-conta e o brincar com suas diferentes nuances no contexto infantil, utilizando- se das redes sociais a fim de fomentar uma movimentação enfatizando a “Força do Brincar”. Sendo possível acompanhar todo o engajamento, o planejamento do ambiente, com um único objetivo, a alegria de brincar!”.
A EMI Mamãe Coruja proporcionou uma semana recheada de atividades como aula de musicalização com Samuel Pedrotti, visita da Brigada Militar e participação nas ações do Maio Amarelo. Também vivenciaram um momento cultural com a Visita a Epopeia Italiana e realizaram o passeio da Maria Fumaça.
De acordo a diretora do educandário, Eridiane Aparecida, “o brincar e a Educação Infantil devem estar sempre unidos. Essa união propicia vivências que estimulam a criatividade, a imaginação, a socialização e desenvolve novas habilidades. Priorizamos a ludicidade em nossas atividades, pois o brincar é coisa séria em nossa escola”, ressalta.
A diretora da EMI Alviazul, Bruna Bertuol, compartilha da mesma opinião.
“Brincar é oportunizar diferentes vivências que estimulem a criança a descobrir, explorar, criar, aprender, elaborar sentimentos e pensamentos por meio de brincadeiras com materiais não estruturados e cantos temáticos levando-as a perceber que podemos ressignificar materiais que estão ao nosso redor, oferecendo escolhas e permitindo liberdade de interpretação”.
Na EMI Recanto Alviazul foram proporcionados cantos temáticos como lavanderia, cozinha, salão de beleza, oficina mecânica, espaço itinerante, atelier de arte onde as crianças puderam explorar as diferentes possibilidades do brincar, se divertir e aprender muito.
“Os profissionais estiveram atentos para que o ambiente fosse favorável, proporcionando tempo e materiais para as crianças brincarem interativamente e desenvolverem sua competência social”, destaca a diretora Bruna.
A Secretaria de Educação, Adriane Zorzi, salienta que “através da brincadeira e da interação com o brinquedo, com os colegas e com os profissionais a criança aprende, aprimora suas habilidades, fortalece as relações e constrói conhecimento. O lúdico é uma poderosa ferramenta de aprendizagens e mesmo estando presente no dia a dia da escola, é importante repensar, refletir e avaliar nosso fazer nesta semana, para fortalecer esta experiência brincante”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Divulgação/SMED
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves