Experiência poderá ser conferida por participantes na Feira Brasileira do Varejo de 23 a 25 de maio
Com objetivo de inovar e desenvolver ainda mais o setor de comércio de bens, turismo e serviços do Rio Grande do Sul, o Lab Fecomércio-RS, hub lançado este mês para conectar startups a empresários, faz parte agora também do Metaverso. O conceito, de acordo com a coordenadora do Lab, Camila Tubin, é uma evolução da realidade aumentada, integrando ainda mais os mundos real e virtual.
Entre os dias 23 e 25 de maio, na Feira Brasileira do Varejo (FBV), em Porto Alegre, o Lab lança um tour 360º por suas instalações, através de óculos de experiência imersiva. “Estamos fazendo experimentos e testando as possibilidades do Metaverso. Desenvolvido entre uma startup e um game designer da nossa equipe, o passeio pelo hub é totalmente exclusivo e dinâmico, onde as pessoas podem adentrar em cada sala, verificar as funcionalidades, realmente se sentir dentro do Lab”, destaca Camila.
A trajetória da Fecomércio-RS com o Metaverso aconteceu, inicialmente, com testes no WorkRoom, uma ferramenta da Meta, empresa de tecnologia e comunicação que antes se chamava Facebook. Através dela, os usuários podem se conectar com pessoas de todo o mundo, por meio de avatares ou imagem real em diversos cenários, como praias, montanhas ou, até mesmo, um espaço semelhante a uma sala de reuniões.
“Começamos com esse componente e também já utilizamos o recurso do YouTube, que transforma um simples vídeo em uma projeção em uma sala de cinema, sendo o único hub a levar a experiência para o Gramado Summit”, conta Camila.
Buscando aplicar as novidades tecnológicas e de serviços para fomentar negócios e criar mecanismos de inovação e renda no setor comercial, o Lab conta com uma estrutura de 1.000m², que ocupa todo o segundo piso da nova sede da instituição (Rua Fecomércio, 101, Bairro Anchieta – Porto Alegre). Equipado com estúdios para livestream, podcast, de foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo, o hub já tem cinco empresas apadrinhadas através do programa Ebolição, do Instituto Caldeira e, em breve, lançará o primeiro edital para incubação de cerca de 25 startups.
“Há muito espaço e oportunidades para conceber ideias transformadoras para os negócios do RS. Nosso propósito é fortalecer o segmento com resoluções efetivas”, enfatiza a coordenadora. Como parte das iniciativas do Lab, em junho, será lançada a primeira temporada de podcasts sobre startups, falando sobre as possibilidades de inovar e como os empreendedores podem se conectar a elas.
Moglia Comunicação Empresarial
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves